SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney e o presidente Luis Inácio Lula da Silva visitam, na quinta-feira (6), a Usina Hidrelétrica Estreito. A informação é do presidente do Consórcio Estreito Energia, José Renato Ponte, após encontro com a chefe do Executivo maranhense, na tarde desta quinta-feira (30).
“As obras estão evoluindo positivamente e estamos rigorosamente no prazo do cronograma. Nesta visita, além de oficializar o convite à governadora, viemos dizer que está mantida a geração da primeira unidade da usina hidrelétrica em outubro de 2010”, acrescentou José Renato Ponte.
A Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) é uma das mais importantes obras em andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Para se ter uma idéia da grandiosidade da obra, somente em maio deste ano, foi usado 56 mil m³ de concreto, um novo recorde mensal dentro do empreendimento. Isso equivale a mais da metade do volume utilizado na construção do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, quando foram necessários um total 80 mil m³.
A Usina de Estreito é uma obra de utilidade pública realizada com investimentos privados da ordem de R$ 3,6 bilhões. A previsão é que o enchimento do reservatório seja iniciado em 2010 e, no mesmo ano comece a operar a primeira das oito turbinas geradoras de energia.
Com capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia quando entrar em pleno funcionamento em 2011, a usina, que terá a capacidade de abastecer uma cidade de cinco milhões de habitantes, já se encontra na montagem eletromecânica, tanto na margem esquerda no vertedouro, localizado em Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins (TO), quanto na tomada d’água e na casa de força na margem direita em Estreito (MA).
Do lado maranhense, segue a montagem dos equipamentos (revestimento do tubo de sucção) da Turbina Um da casa de força. O tubo de sucção é um duto por onde a água volta ao rio após passar pela turbina. É composto por cinco anéis de aço de 11 m de diâmetro médio, totalizando oito metros de altura e 62 toneladas.
Também acontece na margem direita, segundo informou a direção do Consórcio Estreito Energia, a montagem da ponte rolante de capacidade de levantamento de 350 toneladas. É um tipo de guincho sobre rodas, que anda sobre trilhos ferroviários instalados no alto da casa de força. Serão instaladas duas pontes rolantes que trabalharão em paralelo para montagem dos equipamentos maiores como a turbina e gerador.
Saiba Mais
- Lula diz que não faltará crédito para construção civil
- Presidente sanciona lei que dá controle a emendas parlamentares
- “Estou vivo”, diz Lula sobre tentativa de golpe
- Pacheco pede rigor nas investigações de plano de assassinato de Lula
- Haddad e Lula se reúnem nesta quinta para discutir corte de gastos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.