SÃO LUÍS - O Governo do Estado vai implantar, ainda este ano, um pólo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no município de Codó. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (23), pelo vice-governador João Alberto de Souza e pelo secretário de Estado de Educação, César Pires, na abertura da quarta etapa do programa “Seduc Itinerante”, no Centro de Ensino Ananias Murad. Na oportunidade, eles anunciaram ainda a construção de uma escola profissionalizante em tempo integral e a realização de obras em diversos setores.
Representando a governadora Roseana Sarney, João Alberto disse que o campus da Uema em Codó será uma unidade de referência na capacitação da mão-de-obra maranhense para aproveitar as oportunidades de trabalho e renda que surgirão com a implantação de grandes projetos, como a refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira. O empreendimento vai gerar cerca de mais de 100 mil empregos diretos.
Obras
Ao final da solenidade, o vice-governador João Alberto anunciou ainda a realização de obras na Região dos Cocais nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, frisando que técnicos estão fazendo os levantamentos necessários para viabilizar sua execução.
Ele também anunciou a promoção de 179 professores dos municípios da Região dos Cocais, representados simbolicamente no evento por Ana Lucia Gonçalves Neves, Marlene Paz e Albina Maria Oliveira.
César Pires anunciou ainda que a governadora Roseana Sarney determinou a construção de uma escola profissionalizante em tempo integral em Codó – nos moldes das de São Luís e Imperatriz - e de uma escola de ensino médio com 12 salas de aula e quadra poliesportiva coberta no povoado Cajazeiras.
O programa “Seduc Itinerante” teve continuidade no turno vespertino, quando as equipes técnicas da Secretaria se reuniram com gestores, professores e diretores de 19 escolas da Unidade Regional de Educação de Codó. Diversos temas foram abordados e as demandas encaminhadas à Seduc para serem viabilizadas.
O deslocamento do grupo administrativo da Seduc às cidades do interior do Estado tem a finalidade de construir um novo modelo de gestão educacional, baseado na aproximação com diretores e corpo docente das unidades escolares dos municípios.
As reuniões do Seduc Itinerante já foram realizadas nas UREs de Itapecuru-Mirim, Rosário, Chapadinha e Codó. Os próximos encontros estão previstos com as equipes de Caxias, Balsas, Bacabal, Imperatriz, São João dos Patos, Pinheiro e Viana.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.