SÃO LUÍS - Os municípios de São Luís Gonzaga e Cajari são os próximos a receber assistência, nas áreas social e de saúde, pelo Comitê Gestor das Ações Emergenciais em apoio aos atingidos pelas enchentes no Maranhão. A assistência é desenvolvida por uma parceria das Secretarias de Estado, sob a coordenação da Saúde e Desenvolvimento Social, Defesa Civil estadual e Prefeituras Municipais.
O secretário-executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Robério dos Santos, disse que o trabalho vem sendo realizado semanalmente em um município diferente.
- A relação dos que vão ser atendidos pela ação social é definida durante a reunião do Comitê Gestor, que acontece sempre às segundas-feiras, às 18h, quando é feita uma avaliação do que está sendo desenvolvido e também definimos as próximas ações. - explicou o coronel Robério.
Os municípios selecionados são os que foram mais atingidos pelas enchentes. A ação social é realizada durante todo o dia, das 8h às 18h, promovendo assistência médica (consultas e entrega de medicamentos) e odontológica (entrega de kits de higienização bucal), vacinação, palestras educativas, assistência social e psicológica.
Balanço
Para o coronel Robério dos Santos, o trabalho tem sido positivo e servido de apoio às ações preventivas na área de saúde após a baixa das águas.
- A preocupação era manter o controle de doenças epidemiológicas e isso está sendo possível. Até o momento, não tivemos ocorrências graves, apenas doenças respiratórias, febre e micose. A situação está sob controle. - garantiu.
No último fim de semana, o trabalho foi desenvolvido nos municípios de Arari e Vitória do Mearim. Cerca de três mil pessoas foram atendidas em cada município.
- Agora restam poucas pessoas nos abrigos, mas o programa de ação De Volta pra Casa vai continuar dando apoio a essas famílias. Acreditamos que o nosso trabalho de assistência vai continuar sendo desenvolvido durante o mês de julho. - afirmou o coronel Robério.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.