SÃO LUÍS - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) está prestes a lançar foguete de treinamento denominado Improved Orion, como parte da Operação Maracati I. O veículo terá aproximadamente 5,7 metros de comprimento, dos quais 3 metros de carga útil.
O foguete permitirá treinamento de equipes de montagem e lançamento do Centro. Segundo o coronel Nilo Sérgio de Oliveira Andrade, diretor do CLA, a previsão para o lançamento é duas semanas. O foguete atingirá uma altura máxima de cerca de 100 Km, momento do seu apogeu, voando a uma velocidade máxima de 1320 m/s.
A operação Maracati I, para lançamento do foguete envolve efetivo do CLA, Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), do Instituto de Aeronáutica e Espaço(IAE), do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e técnicos alemães da Unidade Móvel de Lançamento de Foguetes do Centro Espacial Alemão (DLR), Esquadrão de Patrulha e de Evacuação Aeromédica da Força Aérea Brasileira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.