SÃO LUÍS - A situação nas cidades atingidas pela chuva no interior do Maranhão está piorando. De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, o Rio Turiaçu subiu mais de um metro nos últimos dias. Com a cheia do rio, as cidades de Santa Helena e Turilândia ficaram alagadas, aumentando o número de desabrigados no Estado. Em Turilândia o número de famílias desabrigadas já passa de três mil e duzentos, somando mais de seis mil desabrigados nos dois municípios.
Já são quase duzentas e cinco mil pessoas desabrigadas, em setenta e oito municípios do Maranhão. Cerca de setenta e cinco mil estão em abrigos ou casas de parentes. Nove morreram. E mesmo diante de tantos problemas, como o risco de doenças, muita gente ainda insiste em permanecer nas áreas alagadas.
Os funcionários da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e das duas prefeituras estão alertando os moradores sobre as áreas de risco. Segundo informações, há quatorze anos que o rio não subia tanto.
As chuvas na região duraram mais de 15 horas. Os dois municípios decretam estado de emergência.
Centenas de cestas básicas estão sendo distribuídas aos desabrigados das duas cidades.


Com informações e fotos de Jovane Dias/ Ascom Prefeitura de Turilândia e Wallysson- Wayloon/ TV Mirante de Pinheiro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.