Saúde

Mulheres com mais de 40 anos já podem fazer mamografia de graça

A doença atinge homens e mulheres, mas os homens representam menos de 5% dos pacientes com câncer de mama no Maranhão.

Mayrla Lima/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h18

SÃO LUÍS - A partir de hoje (29), todas as mulheres com mais de 40 anos podem fazer o exame da mamografia gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), com o início da vigência da Lei nº 11.664 de 2008. Pela legislação anterior, a rede pública de saúde tinha que assegurar a realização do exame para aquelas acima dos 50 anos. O exame é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos que mais matam no Brasil.

Outra mudança prevista na lei é que as mulheres com diagnóstico de câncer de mama passam a ter direito a assistência integral no SUS, o que inclui prevenção, detecção, tratamento e controle da doença. Antes, a assistência só ia até a fase de detecção.

A doença atinge homens e mulheres, mas os homens representam menos de 5% dos pacientes com câncer de mama no Maranhão.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que em 2009 sejam diagnosticados no Brasil 59 mil novos casos da doença em mulheres.

O câncer de mama em números

• Estimativas apontam cerca de 466 mil novos casos de câncer no Brasil em 2009.

• 31% das mulheres nunca fizeram mamografia.

• No País, há 400 mil mulheres com a doença.

• Esse é o tipo de câncer mais incidente, com aproximadamente 50 mil novos casos anualmente no Brasil, atrás apenas do tumor de pele não melanoma, com 59 mil novos casos por ano.

• No mundo, há 1,2 milhão de novos casos de câncer de mama todos os anos.

• O câncer de mama é o tipo que mais causa morte entre as mulheres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.