SÃO LUÍS - O presidente do Conselho Nacional de Justiça e também do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, em visita a São Luís concedeu entrevista exclusiva para a TV Mirante.
Ele disse que acredita que o Tribunal de Justiça do Maranhão vai corrigir as falhas apontadas pelo relatório da inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça divulgado no mês passado.
Entre as irregularidades estão: a existência de funcionários-fantasma; o favorecimento a processos; o excesso de funcionários comissionados nos gabinetes dos desembargadores; e, o pagamento de diárias irregulares.
Foram propostas 39 medidas iniciais que devem ser adotadas, imediatamente, pelo judiciário maranhense.
Dentre as medidas, estão: a redução, em cinquenta por cento, do quadro de servidores dos gabinetes, que hoje somam quatrocentos e vinte e seis; a retirada dos policiais militares que trabalham nas residências dos desembargadores; a conclusão dos processos que estejam sem movimentação há mais de trinta dias; e a fiscalização da assiduidade dos magistrados e servidores.
O ministro Gilmar Mendes também conversou com a repórter Mayrla Lima sobre o sistema carcerário brasileiro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.