SÃO LUÍS - Nos últimos anos, o número de casos de dengue em crianças tem aumentado no Brasil. Desde 2006, essas ocorrências começaram a ser notificadas de forma mais nítida. O Maranhão foi o estado brasileiro que mais se destacou com esse perfil. Segundo a professora do Departamento de Patologia da UFMA, Maria dos Remédios Branco, 40% dos casos de dengue no Estado ocorrem em crianças.
De acordo com a professora, em 2007, 22 crianças residentes em São Luís, menores de 15 anos, morreram por conta da dengue. Em 2008, os casos diminuíram e não houve mortes. Maria dos Remédios explica que antes os médicos não tinham tanta experiência com a doença em crianças. "Hoje, os cuidados médicos foram aperfeiçoados", destaca.
Maria dos Remédios realiza uma pesquisa com o objetivo de caracterizar a dengue através de exames clínicos e laboratoriais (hemograma) e imagens (radiografia do tórax e ultrassonografia do abdômen). Os exames de ultrassonografia podem demonstrar precocemente a existência de derrames cavitários e assim predizer a gravidade da doença em crianças e adultos.
A dengue hemorrágica é caracterizada por meio de cinco critérios: febre de dois a sete dias de duração; sangramento; plaquetas identificadas no hemograma menor que 100 mil por milímetro cúbico; sinal de extravasamento (líquido livre no abdômen) e confirmação laboratorial. "Devemos estar atentos aos sinais de alarme da doença, como dor abdominal intensa, vômitos frequentes, pressão baixa e sangramento na pele e aparelho digestivo", adverte Maria dos Remédios.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, entre 2003 e 2007, foram notificados 9046 casos de dengue na capital maranhense. Destes, 33% em crianças menores de 15 anos. Em compensação, no mesmo período, 74% das mortes causadas pela doença foram nestas crianças, o que comprova a maior agressividade da dengue em pessoas de menor idade.
A pesquisa sobre a caracterização da dengue é realizada no Hospital Materno Infantil. Segundo Maria dos Remédios, entre 2006 e 2007, foram constatados 208 casos de crianças de até 12 anos com dengue, sendo que 34 casos foram em menores de dois anos de idade.
As informações são da Assessoria de Comunicação da UFMA.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.