SÃO PAULO - Se não confirmou, a Petrobras também não negou informação publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, domingo último, de que o projeto de investimento das refinarias premium do Maranhão e do Ceará poderá ser postergado. Em nota, a empresa disse que “o Plano de Negócios ainda está em elaboração e, por isso, a Companhia não possui no momento informações para afirmar sobre a postergação ou antecipação de seus projetos”.
Ainda de acordo com a nota, “a meta e investimentos atuais da Companhia são os estabelecidos no Plano de Negócios divulgado em agosto de 2007, contemplando o período de 2008 a 2012”, o que pressupõe que o cronograma em relação aos projetos da empresa, incluindo as duas refinarias, está mantido.
Ao participar ontem, do Seminário Biocombustíveis – Energia do Século 21, promovido pelas organizações Globo, no Copacabana Palace, o diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou que o Plano de Negócios para o período 2009-2013 já está em fase de conclusão e deverá ser votado e aprovado pelo Conselho de Administração da empresa dia 19 deste mês, quando também será divulgado para os investidores e a imprensa.
Mesmo sem adiantar qualquer coisa sobre o que está sendo pretendido pela estatal, ele sinalizou que a empresa deverá aumentar os investimentos em relação ao plano de negócios atual, (2008-2012), que prevê investimentos de US$ 112,4 bilhões. “É em momento de crise que se deve aproveitar as oportunidades. Em tempos de crise é que se deve investir. É o momento mais propício”, ensinou Costa.
Mas, de acordo com a matéria da Folha há desconfiança de que a Petrobras venha passando por dificuldade financeira, devido à queda no preço do barril do petróleo, tendo inclusive feito um empréstimo de R$ 2,7 bilhões na Caixa Econômica Federal.
Por esse motivo, a empresa deverá alongar o prazo de instalação das duas refinarias. Outro fator estaria na prioridade da companhia em assegurar recursos para os projetos do Pré-sal.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.