CODÓ - O número de gados vacinados contra a febre aftosa cresceu nos municípios de Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e São Mateus, segundo o chefe da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Jozué Reis. “Na campanha passada (maio), o menor índice foi de 90%, em São Mateus, e 99,75%, em Coroatá. Logo se vê que o avanço tem sido muito grande”, comparou o profissional.
Na opinião de Reis, a divulgação da importância da vacinação do gado, que chegou, principalmente, aos pequenos criadores, foi fundamental para que a Aged obtivesse bons resultados. “Ainda falando da campanha passada, a média da regional foi de 95,65% de rebanho vacinado”, acrescentou o chefe da agência.
Para a 2ª etapa, que começou dia 1º último, a meta é vacinar, nos seis municípios da regional, 199.482 bovinos. Os criadores ainda não estão procurando a vacina nas casas de revenda. Em Codó, a dose da vacina está custando R$ 1,50, o mesmo valor da campanha passada, entretanto o movimento está fraco nos estabelecimentos comerciais.
Como sempre acontece, os criadores deixarão mesmo para os últimos 15 dias. “Os criadores sempre vacinam na segunda quinzena. Eles contam pelo tempo que vacinaram anteriormente, seis meses depois”, explicou a gerente de revenda, Raimunda Fontes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.