Compensação

Minc anuncia doação para os Lençóis Maranhenses

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h27

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comunicou ao deputado Sarney Filho (PV) que o empresário Ilke Batista, dono do grupo AMX, doará R$ 3 milhões para o Parque dos Lençóis Maranhenses, atendendo a um pedido do parlamentar para que parte dos recursos da compensação ambiental – a ser feita por empresas privadas - seja aplicada em programas nos parques nacionais, e em outras áreas de preservação ambiental administradas pelo Instituto Chico Mendes.

“É com grande alegria que recebi essa notícia do ministro Minc, que não só garantirá a realização de projetos na região dos Lençóis como abrirá uma porta para outras doações de empresas que são obrigadas a repassar recursos para o Instituto Chico Mendes como forma de compensar eventuais impactos ambientais gerados por suas atividades”, explicou o deputado.

Os recursos serão destinados, segundo adiantou Sarney Filho, à realização de obras de infra-estrutura no parque; à elaboração do plano de manejo – que permite levantar a situação do parque e apontar as áreas que podem ser destinadas ao ecoturismo, identificar os problemas enfrentados na região e indicar prioridades – e ainda para a adoção de programas de educação ambiental.

“A nossa preocupação tem sido, além da conservação do parque, criar condições para melhorar a qualidade de vidas das populações que vivem no entorno, conscientizando-as sobre a importância da região e capacitando guias”, afirmou o parlamentar. Para ele, iniciativas como essa garantirão que as futuras gerações “possam usufruir de um dos ecossistemas mais importantes do país”.

Projetos

O deputado destacou a importância da destinação de recursos para os parques, solicitados por ele por meio de emendas parlamentares ano passado, visando à regularização fundiária de unidades de conservação federais no Maranhão, a implantação de projetos de apoio ao ecoturismo no Parque dos Lençóis e ao desenvolvimento sustentável dos municípios das áreas de influência do parque, como Barreirinhas. “Nosso objetivo é garantir, cada vez mais, oportunidade recreativa para os turistas do Brasil e do exterior e promover a visitação com qualidade e segurança, adaptando as estruturas às necessidades especiais dos usuários”, reforçou Sarney Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.