SÃO LUÍS - O Maranhão teve cobertura vacinal de 81,57%, mesmo assim, a Secretaria Estadual de Saúde decidiu continuar a vacinação em trinta municípios onde a vacinação não atingiu a meta.
Dos 217 municípios maranhenses, 40 alcançaram cobertura de 95%; 33 estão no intervalo dos 90% a 94%; e 64% já atingiram uma cobertura que varia de 80% a 89%. Os que ficaram com cobertura entre 70% a 79%, são 50 municípios. Os 30 restantes ainda estão na casa dos 60% ou menos. Nesses locais a vacinação foi prorrogada até sexta-feira (19).
A decisão foi tomada em comum acordo com o Ministério da Saúde. A cobertura pactuada, pedida pelo Ministério é de pelo menos 95%.
EM TODO O BRASIL - Ação contra a rubéola foi prorrogada também em 11 estados: Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, onde as taxas ficaram entre 62% e 76%.
O ministro Temporão chamou a atenção dos 17,7 milhões de brasileiros que ainda não tomaram a vacina. “Precisamos da adesão de todos para alcançar nosso objetivo, que é erradicar essa doença do nosso país”, afirmou o ministro. “A vacina está disponível na rede pública. Procure uma unidade mais próxima”, completou.
Entre os estados com as maiores coberturas estão Santa Catarina (89,41%), Alagoas (87,13%), Sergipe (84,39%), Pernambuco (83,24), Maranhão (81,57%), Espírito Santo (81,20%) e Minas Gerais (80,22%).
Assim, como nos balanços anteriores, os dados mostram que os homens procuraram menos os postos.
FOCO – Os homens são o principal alvo da campanha. Foram eles os responsáveis por mais de seis mil dos 8.684 casos confirmados no país em 2007. Apesar do foco no sexo masculino, a vacinação das mulheres é essencial para eliminar a circulação do vírus.
Ao se vacinar, homens e mulheres ficam protegidos, eliminando a circulação do vírus do meio ambiente. Em mulheres grávidas, a rubéola causa a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que provoca malformação congênita e pode levar à cegueira, surdez, retardo mental ou problemas cardíacos dos bebês.
MOBILIZAÇÃO – Essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar adolescentes e adultos – cerca de 70 milhões de pessoas. Devem se vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos com Dupla Viral, contra sarampo e rubéola. Nos estados Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte e entre a população indígena que vive em aldeias, está sendo aplicada a vacina Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, na faixa etária de 12 a 39 anos.
DOENÇA - Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dois anos, surtos de rubéola foram registrados de forma dispersa em todo o país. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que resultou em 20 recém-nascidos com Síndrome da Rubéola Congênita (SCR), que causa cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras seqüelas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.