Religiosidade

Confirmado Festejo de São José de Ribamar

O tema deste ano é o mesmo da Campanha da Fraternidade 2008.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h31

SÃO LUÍS - Os Festejos de São José de Ribamar acontecerão entre os dias 12 e 21 de setembro, com uma programação religiosa e cultural. A expectativa é que milhares de fiéis participem das missas, novenas, romarias, procissões e shows acontecerão durante o festejo.

O tema deste ano é o mesmo da Campanha da Fraternidade 2008: “Escolha, pois, a vida”. Do primeiro ao último dia do evento, as celebrações religiosas serão marcadas por mensagens de valorização dos seres vivos. Serão feitas reflexões sobre a capacidade de manipulação genética da vida humana, vegetais e dos animais irracionais. “Nós, cristãos, sentimos a necessidade de, à luz do projeto de Jesus, reavaliar o sentido da vida, tocar no coração da cultura de nosso tempo, reascendendo o sentido unitário e completo da vida humana”, destaca o padre Bráulio Ayres, chefe do Santuário de São José de Ribamar.

Dia 12, quando a festa terá início, os fiéis se reunirão na alvorada de abertura, às 5h. Em seguida, assistirão a uma missa campal na área da concha acústica do santuário. Até o dia 21, os fiéis terão uma vasta programação religiosa, com celebrações pela manhã, à tarde e à noite.

As tradicionais romarias continuam tendo destaque na programação da festa. A primeira delas acontecerá em 13 de setembro, segundo dia do festejo. A saída está marcada para as 23h, da Forquilha, com destino à cidade-santuário.

Esse cortejo é sempre marcado por uma série de manifestações de fé, louvor e adoração. Muitos fiéis aproveitam para pagar promessas por graças alcançadas. Boa parte agradece pela recuperação de doenças consideradas de difícil cura pela medicina. Dia 19, a partir das 22h, será a vez da Romaria dos Ciclistas. No dia seguinte, a 0h, acontecerá a Romaria dos Motoqueiros.

Outro evento de destaque na programação do festejo de São José de Ribamar é a procissão marítima. Mantendo a tradição, dezenas de embarcações, boa parte pertencente a pescadores, farão o percurso pela baía de São José.

O festejo será encerrado com as missas de Despedida dos Romeiros e da Medalha Milagrosa, derrubamento do mastro e apresentação cultural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.