CODÓ - O Ministério Público Estadual do Maranhão e o Instituto Maná realizaram recentemente em Codó a chamada Noite Cultural do Maná. O evento aconteceu no Teatro de Arena da cidade. Na área do antigo cinema, foram instaladas barracas com venda de comidas típicas da região e artesanato local. Todas bastante visitadas e elogiadas.
ARTISTAS CODOENSES
A arquibancada do Teatro, simplesmente, lotou para ver a apresentação circense das crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto. Eles passaram duas semanas participando de oficinas ministradas por dois integrantes da Trupe Circense, de São Luís.
O resultado foi, segundo a platéia, encantador. José Francisco Farias, por exemplo, apresentou um número de pirofagia e ao terminar já dava conselhos para quem havia gostado.“Esse momento foi muito intenso, mas é muito arriscado. Quero pedir para o pessoal de casa não fazer o que eu terminei de fazer aqui, pois é muito arriscado. A gente tem, que ter um professor, alguém que saiba mais do que a gente, eu aprendi aqui no Maná” disse orgulhoso o jovem.
Além da apresentação com fogo feita por José Francisco, o público da noite cultural também pode acompanhar palhaços engraçados, pernas de pau circulando pela teatro, números de acrobacia, a mágica de Lucas Oliveira da Silva, do Maná, e até a famosa pirâmide humana. “Foi muito bom porque eles vieram de SãoLuís para nos ensinar. Fiquei feliz em fazer isso e achei muito importante para não ficarmos na rua. Enquanto a gente podia estar na rua, a gente ta ensaiando o que ela (promotora) trouxe pra nós aqui” disse Lucas.
Na platéia da noite, pais, amigos dos meninos e meninas do Maná, professores como Rosina de Araújo Bem-vindo.“É uma iniciativa muito bonita e louvável porque são dessas atividades culturais que nós precisamos estar vivenciando para que a gente possa estar multiplicando o gosto pela cultura local e estamos aqui para prestigiar” ressaltou a professora.
PROCURADORIA PRESENTE
Também esteve presente integrantes da cúpula do Ministério Público no Estado. Uma das pessoas mais empolgadas com o que viu era a Procuradora Geral de Justiça do Estado do Maranhão, Maria de Fátima Travassos Cordeiro.“Aqui é o fruto do trabalho do Ministério Público com a sociedade civil e com o próprio Estado, com o próprio município que apóiam esta obra do Instituto Maná. Nós estamos resgatando crianças que estavam em conflito com a lei, adolescentes que estavam em conflito e também prevenindo aquelas crianças e adolescentes que estão aí em situação de risco e vulnerabilidade. Então o Ministério Público hoje comemora a cidadania aqui na comarca de Codó”, afirmou a procuradora geral.
A promotora que criou o Instituto Maná, para cuidar de crianças e adolescentes em conflito com a lei, Theresa Muniz, hoje morando fora do Brasil, também falou sobre o evento e do sucesso do Instituto.“O ministério Público, a sociedade de Codó, nós todos estamos de parabéns. Nós trabalhamos na inclusão social e percebemos que é necessário dar oportunidade, basta ter fé, acreditar que as coisas realmente podem mudar” disse a promotora.
O instituto se mantém com a ajuda de parceiros da área pública como a Prefeitura de Codó, Ongs como a Plan e apoiadores da iniciativa privada, destacando-se ai grandes empresas como a Petrobrás
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.