PRESIDENTE DUTRA - O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Jurandy Carvalho de Sousa, ex-prefeito de Presidente Dutra (MA), a pagar R$ 457.767,92, valor atualizado. Ele não prestou contas dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aquisição de equipamentos em escolas do município.
Segundo apuração, extratos bancários demonstraram que o dinheiro foi creditado e sacado no mesmo dia. “Há mais de sete anos o gestor tinha ciência de que a prestação de contas era devida e nada fez no sentido de suprir a falta”, observou o relator do processo, ministro Augusto Sherman.
O ex-prefeito também deverá pagar multa de R$ 5 mil ao Tesouro Nacional no prazo de 15 dias. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada à Procuradoria da República no Maranhão para o ajuizamento das ações civis e penais cabíveis.
As informações são do Tribunal de Contas da União.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.