42ª Zona

12 candidaturas impugnadas em Chapadinha e Mata Roma

CCOM-MPMA

Atualizada em 27/03/2022 às 13h34

SÃO LUÍS - O Promotor Eleitoral da 42ª Zona, Fábio Menezes de Miranda, impugnou, na última quarta-feira, dez candidaturas em Chapadinha e duas em Mata Roma. A maior parte das impugnações referem-se à não prestação de contas em eleições anteriores.

Em Mata Roma foram impugnadas as candidaturas de Lauro Pereira Albuquerque (candidato a prefeito pelo PDT) e Lídio Ferreira Melo Filho (candidato a vereador pelo PPS). Os dois foram presidentes da Câmara Municipal e tiveram as suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Lauro Albuquerque teve sua candidatura impugnada devido às irregularidades praticadas, enquanto ordenador de despesas, quando era presidente da Câmara de Vereadores de Mata Roma, no exercício financeiro de 1998. O mesmo motivo determinou a impugnação do registro de candidatura de Lídio Melo Filho, que presidiu a Câmara Municipal e teve suas contas relativas a 2002 rejeitadas pelo TCE.

Em Chapadinha foi impugnada a candidatura de Izaías Fortes Meneses (candidato a prefeito pelo PP), que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo TCE, além de responder por ações de improbidade quando foi prefeito do município.

O TCU não aprovou as contas do uso de recursos federais para a construção de uma quadra poliesportiva no município, durante mandato de Izaías como prefeito municipal. Já as contas da prefeitura nos exercícios financeiros de 1990 e 2000 – também tendo Meneses como gestor municipal - foram desaprovadas pelo TCE, dada a constatação de irregularidades insanáveis.

Izaías Meneses responde, ainda, a vários processos judiciais. Entre eles estão Ações Civis Públicas por improbidade administrativa e Ações Criminais por atos que vão de encontro à Lei de Licitações e ao Decreto-Lei dos crimes de responsabilidade do Prefeito Municipal.

Entre as impugnações de candidaturas a vereador, apenas Vera Lúcia Melo Aguiar teve sua candidatura impugnada por não comparecer às urnas em eleição anterior. Todos os outros impugnados não realizaram as suas prestações de contas em pleitos anteriores (Francisco Siqueira Filho, José Marques de Oliveira, Ananias Ribamar dos Santos, Dalmo Oliveira da Silva, Delsita Santana Cordeiro, Eudete Maria de Araújo Cunha, Francisco das Chagas dos Santos Araújo e Leide Ponte de Sousa).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.