Justiça

Adiada votação de agravo contra ato da Defensoria

Ascom TJ

Atualizada em 27/03/2022 às 13h37

SÃO LUÍS - O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos pediu, nesta quarta-feira, 28, vista do processo em que o Estado do Maranhão recorre de decisão do Tribunal de Justiça que garantia autonomia administrativa e financeira à Defensoria Pública do Estado. A questão voltará à pauta daqui a 15 dias.

Na ação, o governo questiona a competência da Defensoria para estabelecer gratificação a seus servidores.

Iniciada na sessão jurisdicional de 14 de maio, a apreciação teve continuidade nesta quarta-feira, com o voto do desembargador Milson Coutinho, que também havia pedido vista.

Em desacordo com o relator do processo, desembargador Guerreiro Júnior, Coutinho considerou a Defensoria Pública ilegítima para ajuizar ação contra o Estado. A maioria dos desembargadores presentes acompanhou, no entanto, o voto do relator.

Até o pedido de vista, dez desembargadores já tinham votado contra o agravo do Estado e apenas dois a favor.

O desembargador Antonio Bayma justificou seu voto em favor do ato administrativo da Defensoria Pública, por considerar a atividade dos defensores nobre e essencial à sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.