Política

Sarney Filho inclui PEC na pauta da Câmara

PEC corrige decisão do TSE que cortou 8,5 mil vagas das Câmaras de todo o país.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h37

BRASÍLIA - A reunião de líderes partidários da Câmara dos Deputados atendeu à reivindicação do líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (MA), e incluiu na pauta desta terça-feira (27) a proposta que amplia o número de vereadores nas Câmaras Municipais.

O texto, conhecido como PEC dos Vereadores (PEC 33/04), corrige distorções da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cortou 8,5 mil vagas nas Câmaras de todo o País nas eleições de 2004, acarretando subrepresentação municipal - municípios com grande população e poucos vereadores.

A PEC define o número de vereadores para cada faixa populacional, não deixando margem para interpretações como a do TSE. No texto, são estabelecidas 24 faixas populacionais. Para a menor faixa (de até 15 mil habitantes), a Câmara poderá ter no máximo 9 vereadores. A maior faixa é de 55 vereadores para os municípios com mais de 8 milhões de pessoas.

A PEC dos Vereadores tramita em primeiro turno na Câmara. Se for aprovada antes das convenções partidárias de junho, os novos parâmetros poderão ser aplicados nas eleições de 2008.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.