CODÓ - Duas juizas de direito, Lúcia Helena Barros Heluy da Silva e Dra. Ana Maria, fizeram uma inspeção surpresa na quarta delegacia regional de Codó no início de maio.“Nós viemos fazer uma inspeção na delegacia de polícia de Codó e o propósito é fazer valer uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça para que os juízes conheçam e visitem constantemente os estabelecimentos penais de suas comarcas” explicou Lúcia Helena.
Presos reclamam
Vistoriaram as condições do prédio e foram até a carceragem onde ouviram reclamações como a do detento Raimundo Nonato Santiago Sousa, O Pombinha, principalmente, sobre alimentação e superlotação.“É muito bom esta visita da juíza, pelo menos a gente tem alguma coisa a falar a nosso respeito. A comida, cortaram nossa comida caseira. Nossa visita, só é uma visita, cortaram as visitas. Lotação, em cela pra quatro presos, tem treze, as vezes tem até 17 aqui”, disse.
O delegado regional Osires Martins, que acompanhou a visita, elogiou a iniciativa das juizas da comarca. “É bom pra gente expor as nossas dificuldades e mostrar para o Judiciário nossas falhas para, em conjunto, nós melhorarmos esta instituição policial”. Sobre a superlotação, o delegado disse que a secretaria de Segurança está construindo novos presídios que desafogarão as delegacias. “Inicialmente este presídio, construído em São Luís, se destina a abarcar os presos que estão na capital para depois abranger o pessoal do interior. Nós ainda convivemos com esta realidade dura, difícil com o presos aqui na delegacia, mas esperamos, num futuro próximo, que eles estejam todos distribuídos nos presídios” disse Martins.
Providências
A juíza Lúcia Helena também falou sobre providências.“Nós fizemos um levantamento das condições físicas, do quadro de pessoal que está trabalhando, fizemos uma visita às celas, verificamos a quantidade de presos que estão recolhidos, levantamento de alimentação, atendimento médico e vários outros aspectos para que possamos fazer depois um relatório e tomar providências ou exigir providências dos poderes públicos, tanto estadual quanto municipal”, anunciou.
Os detentos gostaram da inspeção.“Muito importante a visita das juizas que é pra gente reclamar sobre nossos direitos, pra ver se dá jeito nisso aí, nessas coisas que nós precisamos aí” disse Raimundo Moreira Muniz.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.