Maranhão

Juizas inspecionam delegacia de Codó

Acélio Trindade Oliveira

Atualizada em 27/03/2022 às 13h37

CODÓ - Duas juizas de direito, Lúcia Helena Barros Heluy da Silva e Dra. Ana Maria, fizeram uma inspeção surpresa na quarta delegacia regional de Codó no início de maio.“Nós viemos fazer uma inspeção na delegacia de polícia de Codó e o propósito é fazer valer uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça para que os juízes conheçam e visitem constantemente os estabelecimentos penais de suas comarcas” explicou Lúcia Helena.

Presos reclamam

Vistoriaram as condições do prédio e foram até a carceragem onde ouviram reclamações como a do detento Raimundo Nonato Santiago Sousa, O Pombinha, principalmente, sobre alimentação e superlotação.“É muito bom esta visita da juíza, pelo menos a gente tem alguma coisa a falar a nosso respeito. A comida, cortaram nossa comida caseira. Nossa visita, só é uma visita, cortaram as visitas. Lotação, em cela pra quatro presos, tem treze, as vezes tem até 17 aqui”, disse.

O delegado regional Osires Martins, que acompanhou a visita, elogiou a iniciativa das juizas da comarca. “É bom pra gente expor as nossas dificuldades e mostrar para o Judiciário nossas falhas para, em conjunto, nós melhorarmos esta instituição policial”. Sobre a superlotação, o delegado disse que a secretaria de Segurança está construindo novos presídios que desafogarão as delegacias. “Inicialmente este presídio, construído em São Luís, se destina a abarcar os presos que estão na capital para depois abranger o pessoal do interior. Nós ainda convivemos com esta realidade dura, difícil com o presos aqui na delegacia, mas esperamos, num futuro próximo, que eles estejam todos distribuídos nos presídios” disse Martins.

Providências

A juíza Lúcia Helena também falou sobre providências.“Nós fizemos um levantamento das condições físicas, do quadro de pessoal que está trabalhando, fizemos uma visita às celas, verificamos a quantidade de presos que estão recolhidos, levantamento de alimentação, atendimento médico e vários outros aspectos para que possamos fazer depois um relatório e tomar providências ou exigir providências dos poderes públicos, tanto estadual quanto municipal”, anunciou.

Os detentos gostaram da inspeção.“Muito importante a visita das juizas que é pra gente reclamar sobre nossos direitos, pra ver se dá jeito nisso aí, nessas coisas que nós precisamos aí” disse Raimundo Moreira Muniz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.