Vacina

Governo é culpado por falta de vacinas

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h38

SÃO LUÍS - A falta de vacinas contra gripe, ocorrida em vários postos de saúde de São Luís esta semana, foi culpa exclusiva da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A informação foi divulgada ontem à tarde pelo Ministério da Saúde (MS). Em decorrência do problema, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por sua vez, prorrogou o prazo de vacinação de idosos em São Luís para até a próxima sexta-feira, atendendo recomendação do MS.

Segundo nota da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, a falta de vacinas contra gripe na capital foi provocada porque a SES não fez a requisição de reforço nos estoques das doses da vacina para todo do Maranhão. Ao todo, o ministério enviou para todo o estado um total de 464 mil doses da vacina, o suficiente para imunizar 451.014 pessoas com mais de 60 anos de idade. Além disso, a assessoria esclareceu que, “caso haja a solicitação da secretaria (de Saúde do Maranhão) por mais doses, o pedido será atendido pelo ministério”, finaliza a nota.

O problema com a falta de doses para gripe foi denunciado na edição de ontem (quinta-feira) de O Estado. Na reportagem, os idosos reclamaram que a vacina tinha acabado há mais de uma semana. Muitos deles procuraram os postos de saúde mais de uma vez. Os diretores-administrativos das Unidades Mistas visitadas O Estado, inclusive, disseram que também já haviam solicitado doses extras da vacina devido à grande demanda mas que, até quarta-feira, não haviam tido resposta.

O problema foi enfrentado em praticamente todos os 81 postos de aplicação da vacina em São Luís. No CSU da Cohab, por exemplo, funcionários alegaram que o problema da falta de vacina ocorreu desde a primeira semana de vacinação. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente em São Luís foram aplicadas 30 mil doses de vacinas contra a gripe somente na capital maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.