Economia

Passagens de ônibus podem aumentar

Reajuste seria justificado pela elevação do preço do diesel e nova tabela salarial de trabalhadores do sistema

O Estado do Maranhão.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h38

SÃO LUÍS - O aumento de 8,8% no preço do óleo diesel, liberado semana passada pelo Governo Federal, poderá ter um impacto no preço das passagens de ônibus. Segundo empresários do setor, os custos do sistema de transporte terão elevação não somente por causa do aumento no combustível mas também pelo reajuste no salário dos trabalhadores do transporte rodoviário, que começará a ser discutido nos próximos dias 8 e 9 no dissídio coletivo da categoria.

Os empresários alegam que os trabalhadores, previamente, exigiram aumento salarial de 12%. Mas, na hora de reajustar o novo salário, os empresários devem tomar como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do ano passado, que ficou na casa dos 4,5%. Além disso, deve pesar nos custos do sistema outros gastos com fardamento e ticket alimentação dos empregados. Por isso, estima-se que esses reajustes possam gerar um impacto superior a 10% nos custos operacionais do transporte coletivo em São Luís.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) preferiu não se pronunciar oficialmente em relação a um possível aumento de tarifa de ônibus; muito embora, vários empresários tenham solicitado ao sindicato uma reunião com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para discutir o assunto. A cúpula do SET espera, apenas, o resultado do dissídio coletivo para convocar a reunião com a Prefeitura.

“Qualquer informação sobre reajuste na passagem, embora saibamos da elevação dos custos no sistema e da necessidade do aumento, nesse momento seria mera especulação”, disse o superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira. O sistema de transporte coletivo de São Luís não tem aumento desde 2004.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que não se pronunciará sobre o assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.