Ação Social

Usina de Estreito realiza ação social em Filadélfia

Das 8h até às 17h, os moradores das zonas urbana e rural de Filadélfia terão acesso a um rol de atividades

Atualizada em 27/03/2022 às 13h39

SÃO LUÍS - Depois de Babaçulândia, agora é a vez do município tocantinense de Filadélfia ter um sábado dedicado à cidadania. Trata-se do projeto Usina Social, uma iniciativa do Consórcio Estreito Energia (CESTE), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sesi/TO.

Das 8h até às 17h, os moradores das zonas urbana e rural de Filadélfia terão acesso a um rol de atividades que inclui exames médicos e odontológicos, aplicação de flúor, orientação nutricional, palestras de saúde, emissão de documentos, jogos e esportes, todos disponibilizados pelo CESTE e oferecidos na Escola Estadual Adelvaldo de Oliveira Moraes, localizada na rua Goianésia, no centro da cidade.

A Usina Social de Filadélfia também contará com animação do grupo de pagode local Genéricos do Samba e de Fabinho dos Teclados, que serão responsáveis pela animação do público presente. As apresentações serão realizadas no Clube Municipal de Filadélfia. No local, também haverá aulas de ginástica aeróbica e apresentação de grupos de dança.

A primeira edição do evento, realizada no mês de fevereiro, em Babaçulândia, ultrapassou a marca dos 32 mil atendimentos nas áreas de saúde, lazer e responsabilidade social.

Cursos

A Usina Social do CESTE também disponibilizará nove cursos de capacitação profissional para a população de Filadélfia. Serão oferecidos cursos de bombons e docinhos, tortas doces e salgadas, salgados, assistente de creche, horticultura, bijuteria, atendimento ao público e capacitação técnica e gerencial para pequenos empreendedores. Merece destaque o projeto Cozinha Brasil que ensina várias receitas que aproveitam melhor os alimentos, aumentando o valor nutricional das refeições com economia e baixo custo. As capacitações iniciarão na segunda-feira, 14 de abril. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 11, com número limitado de vagas.

Ação itinerante promovida pela UHE Estreito, a Usina Social acontecerá também posteriormente nos municípios de Aguiarnópolis, Barra do Ouro, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins e Tupiratins, Palmeiras do Tocantins, Palmeirante e, no Estado do Tocantins, e em Carolina e Estreito, no Maranhão, todos na área de influência direta do empreendimento. "Por meio de ações como essa, reiteramos nosso compromisso e responsabilidade social para com as comunidades dos municípios da área de influência direta da Usina Hidrelétrica Estreito", assinala a gerente de Projetos Econômicos do CESTE, Cassandra Gelsomino Molisani.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.