SÃO LUÍS - Os projetos de expansão da mineradora Vale nas áreas de prospecção de minério de ferro, transporte e exportação (complexo mina/ferrovia/porto) deverão gerar 15 mil postos de trabalho no Maranhão, a partir deste ano, até 2011. Para atender a essa demanda por mão-de-obra qualificada, a companhia está desenvolvendo um Programa de Formação Profissional, que ontem iniciou uma nova turma de 158 alunos em São Luís. A aula inaugural foi realizada no Grand São Luís Hotel.
Os alunos serão capacitados e qualificados para exercerem atividades nas diversas áreas de negócios da Vale. No período de seis a 12 meses, eles participarão de cursos de eletrônica, telecomunicações, mecânica, eletroeletrônica, estradas e edificações, informática, eletrotécnica, eletromecânica e metalurgia, materiais e química.
O Programa de Formação Profissional, resultado de parceria entre a Vale, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet), já formou 1.360 jovens no estado, dos quais 839 foram aproveitados pela mineradora nas áreas de operação e manutenção da Estrada de Ferro de Carajás, no porto de Ponta da Madeira e na Usina de Pelotização.
Este ano, além dos 158 alunos de São Luís, o programa, que conta com o apoio técnico do Instituto Crescer, atenderá 82 aprendizes em Açailândia e 50 em Imperatriz. A aula inaugural em Açailândia está programada para o próximo dia 15.
O gerente-geral de Engenharia da Vale, Plínio Tocchetto, informou que a empresa emprega 14.083 pessoas no estado, destacando que 73% dos empregos diretos e 95% dos indiretos (terceirizados), são formados por maranhenses. Ele disse que o programa é uma porta aberta para que esses jovens possam ser aproveitados pela Vale ou empresas terceirizadas. “Que esse, seja o primeiro passo de uma trajetória de realização profissional para todos”, desejou.
Os diretores técnico do Cefet e administrativo-financeiro do Senai, Sérgio Campos e Goretti Lindoso Soares, respectivamente, destacaram a parceria com a Vale, que, além de complementar a formação profissional, possibilita a esses jovens oportunidade de uma carreira promissora no mercado de trabalho.
Essa, por sinal, é a expectativa da jovem Elaine Érika Costa Batista, de 21 anos, formada em Edificações pelo Cefet. Ela, que já foi estagiária da Vale, na área de Engenharia Ferroviária, disse que o curso irá lhe agregar mais conhecimento e proporcionar a uma nova oportunidade de integrar o quadro de pessoal da mineradora.
O mesmo objetivo perseguido por Elaine Batista, de ser empregada da Vale, é o do jovem Ronilson Neves, formado no curso técnico de Mecânica pelo Cefet. “Espero adquirir o máximo de conhecimento nesse curso para chegar bem preparado à Vale”, finalizou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.