São José de Ribamar

Prefeitura de Ribamar realiza ações contra Dengue

Trabalho tem como objetivo evitar a proliferação da doença na cidade.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h40

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem executando, desde a última segunda-feira (07), ações de conscientização dos moradores sobre a importância de combater a Dengue no município.

O trabalho tem como objetivo evitar a proliferação da doença na cidade e, desta forma, diminuir, cada vez mais, o índice de infestação predial.

Vinte oito equipes do Programa Saúde da Família (PSF), formadas por médicos, odontólogos, enfermeiras e auxiliares de enfermagem, estão percorrendo os bairros da cidade repassando aos moradores informações sobre como eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Em todas as 20 unidades de saúde, nos dois Centros de Saúde, no Hospital Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) os funcionários também estão repassando aos moradores informações sobre a doença.

Também estão participando das ações grupos de voluntariados e funcionários de todas as Secretarias Municipais, inclusive professores da rede pública municipal, que estão repassando aos alunos informações sobre como prevenir a doença e seus sintomas.

Campanhas e ações de combate a Dengue em São José de Ribamar são realizadas periodicamente desde 2005, primeiro ano da administração Luís Fernando Silva (DEM).

Os resultados alcançados são mais do que positivos. Nestes últimos três anos, houve uma redução considerável do índice de infestação predial Em 2007, por exemplo, a prefeitura ribamarense encerrou o ano registrando menos de 1%, percentual abaixo do que é estabelecido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristina Moreira Lima, a participação da população é fator decisivo para o sucesso das ações. Ela avaliou que a redução progressiva do índice de infestação predial é um fator a mais para motivar a mobilização popular contra a doença, cujo período mais grave ocorre com o fim das chuvas.

“Nosso objetivo é prevenir, evitando os possíveis criadouros, mas se for necessário temos uma rede de saúde pública capaz de atender qualquer caso suspeito ou que venha a se confirmar. Em todos os casos suspeitos os pacientes são acompanhados permanentemente, fazemos os exames e nossas equipes realizam um amplo levantamento da área para eliminar os criadouros”, afirmou.

Cristina Moreira Lima orientou as pessoas que sentirem sintomas relacionados à Dengue (febre, dor no corpo e vômito, entre outros) a procurarem assistência médica em uma das unidades básicas de saúde para que sejam medicadas e submetidas a exames.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.