Indenização

Usina de Estreito inicia processo de indenização

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h41

SÃO LUÍS - A Usina Hidrelétrica Estreito inicia nesta quarta-feira, 26/03, o pagamento das indenizações e concessão de carta de crédito a famílias cadastradas pelo levantamento socioeconômico realizado pela barragem. O processo será oficializado no Cartório Tabelionato de Notas do 2º Ofício do município de Carolina, no Maranhão, com a participação dos beneficiários e representantes do Consórcio Estreito Energia (CESTE), concessionário da UHE Estreito.

A primeira carta de crédito será concedida para uma família residente em Estreito (MA), que mesmo não sendo proprietária do imóvel rural, foi beneficiada pelo plano de remanejamento. Com a assistência técnica das equipes de apoio social, no sentido de garantir que a nova propriedade seja viável, a família comprou um novo lote. A partir da mudança, os beneficiários também passam a contar com assistência do CESTE por três anos, além de um ano de cesta básica.

Já as indenizações, também serão pagas pelo CESTE a duas famílias da zona rural de Carolina nesse primeiro momento. Durante o processo, a UHE Estreito disponibiliza todo o apoio às famílias, incluindo despesas com escrituras, registro dos novos lotes, transporte da mudança para as novas moradias, assistência técnica e social. ₢ercas, telhas, tijolos e outras benfeitorias do imóvel podem ser retirados pelo beneficiário antes da sua saída da propriedade.

“Esse é um momento muito importante do processo de remanejamento. Todo o trabalho que começa a concretizar-se agora e será intensificado durante todo o ano de 2008, vem sendo desenvolvido de forma criteriosa, para garantir uma justa indenização e o tratamento mais adequado às famílias beneficiárias”, explica a diretora de Socioeconomia do CESTE, Norma Villela.

Ela alerta ainda que somente a equipe credenciada pelo CESTE está autorizada a avaliar e oferecer propostas de indenização e carta de crédito às famílias beneficiárias dos municípios de Estreito e Carolina, no Maranhão, Aguiarnópolis, Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins, no estado de Tocantins, na área de influência direta da UHE Estreito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.