ESTREITO - Está garantida a manutenção da Vara do Trabalho de Estreito (VT). O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Gerson de Oliveira, anunciou a aprovação, pelo Tribunal Pleno, da proposta de ampliar a jurisdição das varas trabalhistas de Santa Inês e Pinheiro e manter a VT de Estreito.
A notícia de extinção da Vara de Estreito provocou reação da classe jurídica, comunidade e autoridades da região, mas Gerson de Oliveira se comprometeu em buscar uma solução para o caso. "Como havia prometido, busquei atender à recomendação do Tribunal Superior do Trabalho (TST ) e, ao mesmo tempo, garantir a presença da Justiça do Trabalho no município de Estreito", disse o presidente.
A transferência da Vara do Trabalho de Estreito para Imperatriz foi recomendada pelo corregedor do TST, João Orestes Dalazen, em visita ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no mês de fevereiro. O ministro determinou que a Justiça do Trabalho esteja presente nos 217 municípios maranhenses.
“Como havia 34 municípios ainda sem a cobertura da Justiça do Trabalho, o corregedor entendeu que a solução seria transferir a jurisdição dos municípios atendidos por Estreito para Imperatriz e instalar a Vara Trabalhista na Região Norte do estado. Mas sabemos que, embora seja importante a cobertura da Justiça do Trabalho nos municípios que ainda não estão sob nossa jurisdição, não podemos deixar desamparados os cidadãos que já são atendidos por nós”, disse Gerson de Oliveira.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.