Um Brasil Amigo

Educação em defesa dos deficientes e idosos

Imirante

CCOM – MPMA

Atualizada em 27/03/2022 às 13h41

SÃO LUÍS - Foi lançado hoje (25), no Maranhão, o "Programa Um Brasil Amigo", desenvolvido pelo Movimento Nacional de Educação no Trânsito (Monatran) que contou com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Estudantes dos ensinos fundamental e médio desenvolveram uma cartilha com informações importantes sobre o tratamento de idosos e pessoas com necessidades especiais. O material é apenas parte do programa, que abrange, ainda, outras publicações voltadas para trabalhadores dos sistemas de transportes e para a população em geral, e cursos de capacitação para motoristas e cobradores de ônibus, envolvendo teoria e treinamentos práticos, contando com o apoio do SEST/SENAT.

O presidente do Monatran, Roberto Alvarez Bentes de Sá, afirmou que o Maranhão havia sido escolhido para receber o programa Um Brasil Amigo na região nordeste. No entanto, apesar de inúmeras tentativas durante um ano, o movimento nunca conseguiu marcar uma audiência com o governador do estado para a apresentação do projeto. Com isso, apenas uma parte do projeto foi trazida para o Estado, a partir do apoio do Ministério Público Estadual.

O procurador-geral de justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, se comprometeu, durante a reunião de lançamento do programa, a intermediar o contato e agendar audiências com o governador Jackson Lago e com o prefeito Tadeu Palácio para a implantação efetiva do "Programa Um Brasil Amigo em São Luís" e em todo o Estado. “Faremos todos os esforços para envolver estado em uma campanha ampla, com ações concretas”, garantiu o procurador-geral de justiça.

As promotorias de defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, agora, se reunirão com os conselhos estaduais e municipais dos idosos e pessoas com deficiência para planejar a distribuição do material.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.