Política

Assembléia recebe visita do senador Lobão Filho

Agência Assembléia

Atualizada em 27/03/2022 às 13h43

SÃO LUÍS - A Assembléia Legislativa recebeu na manhã de hoje (quarta-feira, 5) a visita do senador maranhense Edson Lobão Filho (sem partido), que propôs aos deputados uma agenda positiva, com o objetivo de reverter os indicadores sociais do Maranhão, e declarou apoio à criação do canal de TV aberto da Assembléia Legislativa.

Lobão Filho foi recebido pelo presidente em exercício da Casa, deputado Pavão Filho (PDT), que o convidou a visitar o plenário e suspendeu a sessão por três minutos para conceder a palavra ao senador. Pavão Filho lembrou que pela primeira, na história recente do Maranhão, um senador visitou a Assembléia Legislativa sem participar de uma solenidade especial.

“Vim imbuído do sentimento de unir forças pelo desenvolvimento do Maranhão. Tenham meu gabinete em Brasília como uma extensão do gabinete dos senhores”, declarou o senador.

Lobão Filho avaliou que o momento é favorável para garantir ao Maranhão grandes investimentos, como siderúrgica, indústria de biogás e refinaria. “Temos um ministro e três senadores com força no governo federal”, disse, referindo-se ao ministro Edson Lobão (Minas e Energia) e aos colegas de Senado: Roseana Sarney (PMDB) e Epitácio Cafeteira (PTB). A atuação política do senador José Sarney (PMDB-AP), também foi ressaltada pelo senador.

Audiência em Brasília

O senador Lobão Filho agendou uma audiência para a tarde da próxima quinta-feira, 6, com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, com vistas a dar agilidade ao processo de concessão do canal de TV da Assembléia Legislativa. Uma comissão de deputados estaduais participará da audiência.

O deputado Pavão Filho agradeceu o empenho do senador e destacou que a Assembléia Legislativa do Maranhão é única do país que ainda não tem um canal aberto de TV. “Através da TV Assembléia a população poderá fiscalizar e cobrar mais ações de todos nós”, disse o deputado.

Prestígio

A presença de Edson Lobão Filho foi destacada na tribuna da Assembléia Legislativa pelos deputados. Max Barros (DEM) elogiou a motivação que levou o senador a visitar o Parlamento. “Lobão colocou o seu gabinete à disposição em favor do progresso do Maranhão, independente de coloração partidária”, disse. Ele também agradeceu o apoio pela implantação da TV Assembléia.

“A política deve ser feita com o sentimento de que o Estado é maior do que cada um de nós. Brigas fora do tempo não trazem boas oportunidades”, declarou João Batista (PP) ao ressaltar a atitude do senador.

Luz Para Todos

O fato de Lobão Filho ter assumido o lugar do seu pai no Senado, o atual ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, motivou os parlamentares a reivindicarem melhorias com relação à execução do programa “Luz para Todos”, do governo federal.

Em aparte ao pronunciamento de Max Barros, o deputado Valdinar Barros (PT) declarou que o Maranhão ainda tem uma grande demanda a ser executada pelo “Luz para Todos”. Ele solicitou que o senador apresente uma indicação para que o programa, previsto para encerrar em 2008, seja adiado até 2010.

O deputado Arnaldo Melo (PSDB) defendeu uma “sinergia de forças” para a execução dos programas do governo federal no Maranhão, incluindo o LPT. O deputado José Lima (PSB) afirmou que a Eletronorte já informou que o programa será estendido até 2010. “Mas não podemos perder tempo, temos ainda muitas necessidades, principalmente nas zonas rurais dos municípios”, completou.

A precariedade do sistema de energia do município de Brejo foi anunciada pelo deputado Marcos Caldas (PT do B). Ele afirmou que em horários de pico (à noite) falta potência, principalmente para funcionamento de bombas de água.

Edson Lobão Filho anotou todas as reivindicações e reiterou sua disposição em trabalhar pelo desenvolvimento do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.