Alerta

Deputado denuncia poluição em Balsas

Atualizada em 27/03/2022 às 13h43

SÃO LUÍS - O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) pediu que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, determine ao escritório do Ibama no Maranhão providências para fechar 16 depósitos de dejetos os humanos em Balsas, sul do Maranhão.

Ele disse que tomou essa iniciativa, porque a prefeitura, a Secretaria estadual de Meio Ambiente e o Ibama não tomaram providências, apesar das queixas dos moradores da localidade de Lagoa Grande.

Há dois anos 30 a 40 cargas de dejetos são jogadas diariamente em valas comuns abertas no meio da mata sem os cuidados necessários com o meio ambiente. Os moradores do Povoado Lagoa Grande denunciam que além de colocar em risco a saúde da comunidade, uma escola municipal está localizada a menos de 400 metros de um dos depósitos.

O Ministério Público do Estado do Maranhão fez um levantamento premilinar do local e constatou muitas irregularidades. O relatório de vistoria confirma que os depósitos não possuem sistema de tratamento e manejo dos dejetos, "uma vez que as fezes são lançadas diretamente na superfície, poluindo e prejudicando o solo e, conseqüentemente, contaminando o lençol freático".

Segundo o relatório, são cavados aleatoriamente apresentando paredes irregulares de nível muito baixo, "de modo que os caminhões encostam e depositam os dejetos que a qualquer chuva pode transbordar e atingir a lagoa de aproximadamente 20 hectares, cujas águas são utilizadas pelos moradores para lavar roupas e tomar banho".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.