COROATÁ - Uma audiência pública realizada em Coroatá teve como tema a segurança no município. Um documento com as principais reivindicações foi elaborado na ocasião e será encaminhado ao Governo do Estado para providências.
Presidido pelo diretor do Fórum e titular da 2ª Vara da comarca, José dos Santos Costa, o evento contou com a participação de autoridades civis, militares e eclesiásticas e da sociedade civil.
Segundo José Costa, entre os problemas debatidos na assembléia, o mais sério é a existência de apenas um delegado e dois agentes civis (um em via de remoção) no município, que tem uma população de quase 70 mil habitantes. O contingente mínimo desenvolve as atividades de polícia judiciária e administração dos presos, a maioria em regime provisório.
Outras questões levantadas na assembléia foram a inexistência de espaço para banho de sol, falta de visitas de agentes das igrejas, aumento da criminalidade e falta de estrutura da polícia, que não dispõe de viatura nem equipamentos.
Reivindicações
Entre as reivindicações constantes do documento elaborado a partir da audiência pública, a separação de atividades inerentes ao delegado, de modo que esse passe a cuidar exclusivamente dos inquéritos e investigações, cabendo aos agentes a incumbência de cuidar dos presos.
O documento trata ainda da aquisição de viatura e de outro imóvel para funcionamento administrativo da Delegacia de Polícia, ficando o atual prédio como Casa de Detenção de Presos; designação de mais cinco agentes civis e escrivãos; melhoria nas instalações da Central de Presos; construção de refeitório, de sala para atividades educativas e de um presídio com capacidade para 80 detentos.
Outra reivindicação é a indicação de um delegado e equipe para investigar especialmente as questões ligadas às fraudes nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas, cujos números são alarmantes, segundo o diretor do Fórum
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.