SÃO LUÍS - Cerca de 800 delegados representantes de quase a totalidade dos municípios maranhenses participaram na noite desta quarta-feira (27) da abertura da III Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. “O Maranhão e as Mudanças Climáticas” é o principal tema das discussões que prosseguem até sexta-feira (29).
Na Conferência serão elencadas pelos participantes as propostas de políticas públicas de meio ambiente para o Maranhão. Estas sugestões vão possibilitar a construção de uma agenda positiva no Maranhão, no que tange à problemática das mudanças climáticas, e serão apresentadas na Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para acontecer no mês de maio, em Brasília, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente. Na Conferência Estadual também serão eleitos os 46 delegados que representarão o Maranhão no referido evento.
O tema “Mudanças Climáticas” foi escolhido, especificamente, por se tratar de um fenômeno que hoje afeta todo o Planeta e por se constituir numa preocupação latente de todos os organismos nacionais e internacionais relacionados à questão ambiental. No evento, os conferencistas vão abordar os mais diversos fatores apontados por cientistas, que provocam as mudanças climáticas, e explicitar de que forma o Maranhão está sendo afetado por esse fenômeno.
Representando o Ministério do Meio Ambiente na Conferência, o secretário de Articulação Institucional e Responsabilidade Ambiental, Hamilton Pereira, afirmou que o Maranhão deu um grande exemplo ao país, ao realizar a maior conferência municipal já organizada no Brasil, em termos de organização e participação. “As conferências de meio ambiente não são propriedade do governo. É um espaço aberto pela sociedade e estimulado pelo poder público”, frisou Pereira.
A superintendente do Ibama no Maranhão, Marluze Pastor, destacou a importância da discussão do tema mudanças climáticas e apontou algumas ações do órgão para combater no Estado os mais diversos tipos de crime ambiental. Ela frisou que o evento foi concebido com o propósito de envolver todos os segmentos da sociedade no processo de construção das políticas públicas sustentáveis de meio ambiente, levando-se em consideração as características de cada região.
A Conferência de Meio Ambiente do Maranhão vai abordar, entre outros assuntos, a “Educação Ambiental no Fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente e a “Gestão Ambiental no Maranhão: ações e planejamento da Sema. Também será discutido o Termo de Ajustamento de Conduta dos Municípios de Pedreiras, Lima Campos e Trizidela do Vale, como instrumentos da gestão ambiental.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.