Pesquisa

Educação maranhense é tema de pesquisa

ASCOM/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 13h44

SÃO LUÍS - Estudantes bolsistas e professores da UFMA desenvolvem, há um ano e meio, pesquisas sobre o processo educativo e desenvolvimento da leitura no Maranhão no século XIX. A iniciativa parte do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL) e já conta com muitos trabalhos apresentados e conhecidos nacionalmente.

De acordo com o professor do Departamento de Biblioteconomia, César Augusto Castro, que também é diretor do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA, as pesquisas estão focadas neste período porque há uma grande carência de dados e informações confiáveis da época. “O objetivo é reunir as materialidades documentais, com base nos jornais do século XIX, e ali encontrar sinais da movimentação livresca no período conhecido como ‘Atenas’, buscando entender como os ‘atenienses’ faziam com que o livro circulasse no Maranhão”, comenta.

As pesquisas, que são financiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), integram alunos e professores dos cursos de Biblioteconomia, História e Pedagogia da UFMA. O arquivo público é a fonte das análises do grupo e faz parte do acervo da Biblioteca Benedito Leite, em São Luís. Após a apreciação do documento original, os pesquisadores partem para a digitalização dos arquivos, a fim de facilitar novas buscas no arquivo.

O professor salienta, também, a ampla divulgação das pesquisas. Segundo ele, seis trabalhos desenvolvidos na Universidade serão apresentados no VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, que acontecerá de 20 a 23 de junho deste ano em Portugal.

Doze trabalhos já foram apresentados em comunidade acadêmica e foram confeccionados dois artigos científicos, além da publicação do livro “Infância e Trabalho no Maranhão Provincial”, do professor César Castro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.