Maranhão

Bacabal: Júri popular absolve réus por unanimidade

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

BACABAL - Júri popular realizado na última quarta-feira (30), em Conceição do Lago Açu, termo da comarca de Bacabal, absolveu, por unanimidade, os réus José Pinto Carneiro e Manoel Carneiro da Silva, acusados do homicídio de Julimar Viana e da tentativa de homicídio contra Welington Ferreira Maciel, Joaquim Silva de Carvalho e Francisco Gonzaga Silva.

O crime ocorreu em 24 de novembro de 1985, no povoado Serrania, município de Conceição do Lago Açu (à época município de Vitória do Mearim), e teria sido motivado por uma questão de terra. Segundo consta do processo, o pai de Wellington Maciel, Antenor Maciel, teria vendido terras de sua propriedade para Francisco Coquinho Ferreira da Silva, atual prefeito de Lago Verde.

Antenor e Coquinho ameaçaram tirar as 70 famílias que residiam no local há mais de 50 anos. No dia do crime, Coquinho teria ido ao local da disputa com vários homens armados, quando o grupo foi surpreendido por uma árvore derrubada pelos moradores bloqueando a passagem, momento em que foram surpreendidos a tiros.

TIROS - Em função do grande número de tiros, durante a instrução não ficou provado que as balas que atingiram as vítimas foram disparadas pelas armas dos réus. Todos os depoimentos foram unânimes em não reconhecer os pronunciados como autores do crime.

O júri foi presidido pelo titular da 1ª vara da comarca de Bacabal, Osmar Gomes. Funcionou como advogado de defesa Hamilton Aragão. O promotor Cláudio Sodré atuou na acusação.

Informações Corregedoria Geral da Justiça

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.