CODÓ - O Departamento Municipal de Trânsito, DMT, está fiscalizando os moto-taxistas de Codó. De posto em posto ou numa blitz de rua, em ponto movimentado, o departamento está tentando fazer com que todos os moto-taxistas cumpram com acertos previamente estabelecidos – como o uso da identificação completa que inclui, cadastro no órgão, numeração na motocicleta, no capacete e no colete amarelo. De acordo com o agente de trânsito, Hélio Pereira, isso não vem acontecendo, como deveria.“Nós estamos fiscalizando e incentivando para que os condutores de motos usem o capacete e o colete. Infelizmente, isso não tem acontecido”, disse.
PUNIÇÃO
Uma vez flagrado em situação de irregularidade, o moto-taxista, a partir de então considerado clandestino, tem a motocicleta apreendida. “Será autuado, vai ser notificado, se o veículo dele não tiver em dia será apreendido, se também não tiver de capacete será notificado”, afirmou Hélio Pereira.
EXCEDENTE IRREGULAR
Existem cerca de 800 moto-taxistas circulando em Codó, mas, oficialmente, somente 695 estão devidamente cadastrados no DMT, segundo informações do agente Antonio Ferreira. Quem está no excedente, geralmente tem caído na malha fina da fiscalização, como aconteceu com Antonio Pereira, que há dois anos trabalha na clandestinidade.
Teve a moto apreendida e na hora de se justificar, falou. “Eu ainda não fiz mesmo a inscrição porque estavam cobrando uma taxa aí e o meu lucro não dá para cobrar esta taxa que eles querem. É uns R$ 30,00 pra fazer a inscrição e parece que fica pagando uns R$ 12,00. Agora tenho que me regularizar pra poder trabalhar, é minha única fonte de renda”, disse Antonio.
O trabalho deve continuar até que todos os irregulares sejam tirados de circulação.”O que a gente pede à população é que pegue somente moto-taxi que esteja credenciado para sua segurança e também para diminuir o roubo que está tendo”, finalizou Hélio Pereira.
Ouça a reportagem de Acélio Trindade
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.