SÃO LUÍS - Está acertada parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral, vinculada ao TRE, e o Colégio Cintra, da rede estadual de ensino, para o desenvolvimento do projeto " Eleitor – meu candidato preferido" entre os alunos da escola. As ações em sala de aula terão início em 2008. O projeto foi desenvolvido originalmente pela 8ª zona eleitoral da comarca de Coroatá.
Estimular a participação do jovem na política, promover a reflexão sobre a importância do voto como instrumento de transformação social e incentivar o alistamento eleitoral entre adolescentes de 16 e 17 anos são alguns dos objetivos do projeto idealizado pelo juiz de direito Alexandre Lopes de Abreu, titular da 1ª vara daquela comarca.
Em Coroatá, o projeto cumpriu mais uma etapa no dia 30 de novembro, com a realização de eleição simulada envolvendo mais de 300 estudantes do ensino médio da escola estadual Leda Tajra.
Em urna eletrônica, cedida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral, os adolescentes opinavam se eram contra ou a favor do voto para os menores de 18 anos. Ao final, ganhou o "sim", com 171 votos, contra 146 votos do "não".
Ainda dia 30 foi lançada a Cartilha do Cidadão, com esclarecimentos sobre eleições, fiscalização, participação popular e outros temas relacionados a atividades políticas. Presente ao evento, o presidente do TRE, desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, elogiou a iniciativa do juiz e defendeu a ampliação do " Eleitor – meu candidato preferido" a todo o Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.