ITAPECURU-MIRIM - O Maranhão já tem a primeira cooperativa de criadores de avestruz . No fim de semana último, os criadores de avestruz do município de Itapecuru-Mirim, o ex-governador José Ribamar Fiquene e a ex-primeira-dama Zenira Fiquene, o ex-coronel e ortopedista Elpídio Lima Neto e o proprietário do Frigorífico Aravestruz, Maurício Lupifieri, lançaram a pedra fundamental da entidade na fazenda Gaiola Grande, a 30 km da sede do município.
O avestruz, conhecido por “boi de asas” e “boi light”, tem carne de cor vermelha, sabor e textura semelhantes a de um mamífero, mas com baixo teor de gordura e rico em ômega 3 e ômega 6. Em razão disso, a carne da ave surge, agora, como mais uma opção na mesa dos maranhenses.
A Cooperativa Itapecuru Avestruz foi fundada com 35 casais de avestruz adultos para abate. Em 13 meses, os primeiros animais nascidos na fazenda Gaiola Grande estarão prontos para serem consumidos. Em média, uma fêmea põe cinco ovos por ano.
Ribamar Fiquene disse, por ocasião do lançamento da pedra fundamental, que está otimista com a criação da ave. “É um negócio que deu certo no estado do Ceará e tem tudo para ser um sucesso no Maranhão, pois temos um clima muito parecido com o cearense”, avaliou o criador.
SUCESSO
O proprietário da fazenda Gaiola Grande, Elpídio Lima Neto, contou que trocou a criação de gado pela de avestruz.“Criei gado por 20 anos, mas não estava satisfeito. Estava procurando outra cultura. Quando conheci o avestruz, na Expoema (Exposição Agropecuária do Maranhão), em setembro, fiquei encantado e me desfiz de todos os meus bois. Decidi investir nessa ave”, afirmou o criador.
Toda a produção da Cooperativa Itapecuru Avestruz está garantida pelo Frigorífico Aravestruz. “Como cooperado, temos em contrato a obrigação de orientar e prestar todas as informações para manejo e criação das aves, gratuitamente, e a compra de toda a produção. Existe uma demanda muito grande da carne e couro do avestruz no mercado europeu, mas não temos uma oferta adequada por existir poucos criadores. Nosso principal desafio é aumentar a produção”, declarou Maurício Lupifieri.
A cooperativa está aberta para adesão de investidores interessados em criar avestruzes. A criação do avestruz requer pequeno espaço e pode ser feita por pequenos e médios produtores. O animal alimenta-se de pasto e grãos.
CONSUMO
Entre os principais clientes da carne de avestruz, produzida principalmente no Nordeste, estão Alemanha, Suíça, Holanda e França, onde o consumo da carne é muito difundida.
O couro de avestruz é utilizado para produzir bolsas, calçados e casacos. Por ter uma camada de gordura, o couro do avestruz é muito resistente. A casca dos ovos do avestruz é usada em artesanato e suas penas são utilizada para produzir fantasias de Carnaval e como revestimento de microfones externos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.