Programação

Instituto Maná promove Cantata Natalina em Codó

Evento inaugura o calendário das festas de final de ano na cidade.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h50

CODÓ - Um grande evento aberto à comunidade será realizado nesta quarta-feira, 5, às 19h30, no Teatro de Arena da Praça Elias Araújo, em Codó, para inaugurar o calendário das festas de final de ano da cidade. A I Cantata Natalina será promovida pelo Instituto Maná, com a participação de diversas apresentações culturais e artísticas, entre elas a peça Os Saltimbancos, de Chico Buarque, com a companhia Te-te-le-lés.

Os jovens participam de oficinas de música, incluindo aulas de canto, violão, cavaquinho, teclado, percussão e instrumentos de sopro. De acordo com a promotora de justiça Theresa Maria Muniz Ribeiro, idealizadora do projeto, o evento em praça pública é uma forma do Instituto Maná se confraternizar com colaboradores, voluntários e toda a comunidade codoense.

"O objetivo é que o evento se fixe como uma atividade do calendário permanente anual das festividades natalinas", explicou a promotora de justiça. Ela informou também que os participantes do projeto já têm, até o momento, 30 apresentações agendadas no mês de dezembro. A cantata será apresentada em bancos, empresas, escolas, espaços públicos, sempre a pedido de parceiros e colaboradores do Maná. "A Cantata Natalina é o primeiro evento dessa natureza na cidade, valorizando a cultura local e nacional".

História – O Instituto Maná é uma entidade filantrópica, sem fins econômicos, criada em 2006. A missão do instituto é contribuir para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, de acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A proposta é lançar bases estratégicas para a educação do público infanto-juvenil, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. A intenção é qualificar os jovens para o mercado de trabalho, dando chances concretas de ascensão profissional e integração familiar.

Em maio deste ano, o instituto inaugurou um novo espaço, ampliando a capacidade de atendimento para até 80 pessoas, nos turnos matutino e vespertino. Hoje, o projeto abriga 45 participantes, jovens em situação de risco social e vulnerabilidade, além de adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas. "A intenção é prevenir a violência, oferecendo atividades para estimular o desenvolvimento de cada um", esclarece a promotora de justiça.

Os jovens têm aula de reforço escolar, música e têm à disposição atividades esportivas e culturais. A promotora de justiça Theresa Maria Muniz Ribeiro ministra aulas de ética e cidadania.

Os jovens são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas e assistentes sociais. O projeto conta com o apoio de empresários e da comunidade local. Uma diretoria colegiada é responsável pela gestão dos recursos, fiscalizados pelo Ministério Público.

Serviço

O quê: I Cantata Natalina

Quando: 5 de dezembro, quarta-feira, às 19h30

Onde: Teatro de Arena – Praça Elias Araújo (Codó-MA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.