Conscientização

Usina de Estreito realiza semana de luta contra a Aids

Atualizada em 27/03/2022 às 13h50

SÃO LUÍS - A Usina Hidrelétrica Estreito inicia a Semana Alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com palestras educativas nas escolas, ações médicas em estandes móveis, visitas a públicos de comportamento de risco, com distribuição de camisinhas, entre outras atividades, visando conscientizar a população para a importância do uso da camisinha.

De 3 a 7 de dezembro serão realizadas diversas palestras nas escolas municipais de Estreito, no Maranhão, Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis, no Tocantins, buscando atingir principalmente os jovens. O objetivo é disseminar a cultura da prevenção entre os adolescentes, diz a enfermeira Sanitarista Regiane Okochi, contratada da UHE Estreito para proferir as palestras na área de saúde.

Estandes para informação estarão posicionados em pontos estratégicos das cidades envolvidas para que os moradores possam tirar dúvidas. Nestes locais, agentes de saúde dos municípios distribuirão preservativos, informando sobre o uso correto para evitar a contaminação pelo vírus do HIV/Aids.

Haverá também a apresentação de um vídeo educativo que tratará a prevenção à Aids de uma maneira inovadora, em uma linguagem educativa, visando despertar a atenção de todos sobre a importância da prevenção e da valorização da vida. O vídeo será reproduzido em praças públicas de grande movimentação popular e nas escolas.

Além disso, foram produzidas diversas peças de comunicação como folderes, cartazes, camisetas, banner´s e faixas visando dar destaque a campanha, fortalecendo as ações socioeducativas com vistas a medidas preventivas.

Noite de Abertura - A Semana Alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi lançada com uma grande festa na Praça da Liberdade, em Estreito, no sul maranhense, no último dia 1º de dezembro. A programação contou com o show ao vivo dos artistas locais Galego e Adriano. O evento, decorado nas cores vermelho em branco, em referência ao laço símbolo da luta contra a Aids, reuniu centenas de pessoas.

Durante a festa, foram distribuídos panfletos enfatizando a necessidade de uso da camisinha. Autoridades municipais, representantes da Usina de Estreito e profissionais de saúde contratados da hidrelétrica para a realização de ações visando a qualidade de vida da população, abordaram a questão da prevenção reforçando o recado da importância vital do uso da camisinha.

Precisamos transmitir esse recado para todas as pessoas, levando a mensagem do uso da camisinha como atitude. Vocês são os portadores desse recado, multipliquem essa mensagem, enfatizou o prefeito de Estreito Zeca Pereira.

Enquanto a dupla sertaneja animava o público, mensagens sobre práticas preventivas reforçavam a idéia de atitude pelo uso da camisinha. Aprendi muito hoje, o mais legal é que estou me divertindo!, disse, eufórica, a adolescente Jucelma Coelho, 17 anos. Só se pode transar com camisinha porque se não usar pode pegar Aids e ainda pode engravidar, complementa a jovem, demonstrando que aprendeu a lição de casa.

Houve, ainda, uma disputa musical entre as escolas na qual grupos de alunos a apresentaram rimas no estilo hip hop sobre a temática da luta contra a Aids. A escola vencedora, Frei Gil, recebeu das mãos da gerente de Projetos Sociais da UHE Estreito, Nilva Mariano, uma máquina digital com impressora.

Sobre a Aids - A Aids pode ser contraída em qualquer tipo de relação sexual (oral, vaginal ou anal). O vírus HIV contamina o líquido vaginal, o esperma e o sangue. A doença também pode ser transmitida pelo compartilhamento de agulhas ou de mãe para filho, durante a gravidez, no parto ou pelo leite materno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.