Campanha

Usina de Estreito lança hoje campanha contra AIDS

Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 13h50

ESTREITO - A Usina Hidrelétrica Estreito lança neste sábado, dia 1º de dezembro, às 18h, na Praça da Liberdade, no centro de Estreito, sul do Maranhão, uma ampla campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação busca melhorar a qualidade de vida da população por meio da conscientização sobre os cuidados que se deve ter para evitar o avanço da doença.

A abertura da campanha, cujo mote é “Prevenção - tome essa atitude na luta contra a AIDS”, será marcada com uma noite cultural com a participação de alunos de escolas municipais e população em geral. A abertura ficará a cargo da dupla sertaneja Galego e Adriano. Os artistas locais farão uma apresentação ao vivo, animando os moradores e intercalando, entre uma música e outra, mensagens sobre a importância do uso da camisinha para a prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, incutindo, sobretudo nos jovens, a cultura da prevenção para evitar a contaminação pelo vírus HIV/Aids.

Para a gerente de Projetos Sociais da UHE Estreito, Nilva Mariano, a ação busca fomentar entre a população a cultura da prevenção. “Buscamos uma mudança de hábitos relativos à saúde. As pessoas mais orientadas podem se prevenir melhor, evitando doenças como a AIDS e outras, além de uma gravidez indesejada, principalmente na adolescência”, comentou a idealizadora da campanha.

No local, serão distribuídos 13 mil preservativos doados pela Secretaria Municipal de Saúde de Estreito. Profissionais de saúde e comunicação estarão à disposição dos participantes para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos específicos. Haverá também medição de pressão arterial e distribuição de material informativo.

Após o show, será iniciada uma espécie de competição entre as escolas envolvidas. Os alunos, divididos em grupos de seis, irão apresentar músicas no estilo rap abordando a prevenção da doença. A melhor composição original ganhará prêmios como máquina digital com impressora. A população presente escolherá a escola vencedora e a animação das torcidas também contará pontos.

A programação se estenderá aos municípios de Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis, no Tocantins. Ao longo da semana, de 1º a 7 de dezembro, equipes de saúde estarão proferindo palestras nas escolas dos municípios, visitando motéis, bares e prostíbulos, sensibilizando os moradores para a prevenção da AIDS.

As equipes estarão, ainda, em estandes móveis posicionados nos postos fiscais, rente à BR 010, no sentido Estreito-Carolina, esclarecendo aos moradores, sobretudo caminhoneiros e trabalhadores da obra da Hidrelétrica Estreito que passam pelo local diariamente. A campanha envolve também ampla divulgação nos meios de comunicação locais como faixas de ruas, carros de som, anúncios nas rádios, panfletagem e distribuição de cartazes. A idéia é reforçar o trabalho das secretarias de saúde dos municípios, que todos os anos realizam ações nesse sentido. Desta forma, a campanha contra a AIDS busca conter a propagação do HIV entre a população e, com as atividades, espera-se incentivar o engajamento de todos os setores da sociedade na luta contra a doença.

Para simbolizar a campanha, haverá no local do evento (Praça da Liberdade) o laço vermelho símbolo do combate à AIDS. O laço vermelho foi criado em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte de Nova Iorque em homenagem aos amigos mortos ou infectados pelo vírus da Aids. A idéia foi baseada na união das duas pontas de uma fita em forma de um abraço, simbolizando a solidariedade. O laço popularizou-se quando artistas famosos começaram a usá-lo, mostrando para o mundo o compromisso na luta contra a AIDS. A cor vermelha foi escolhida por lembrar o sangue e a paixão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.