TSE

DEM pede a retomada do mandato do senador Edson Lobão

O Democratas (DEM) requisitou de volta os mandatos mais quatro deputados federais.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h50

BRASÍLIA - O DEM pediu de volta nesta quinta-feira o mandato do senador Edson Lobão (PMDB-MA). O senador maranhense foi eleito pelo antigo PFL e trocou a antiga sigla pelo PMBD. Até o final da tarde desta quinta-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu sete pedidos de retomada de mandatos de parlamentares que deixaram seus partidos políticos. A informação é da assessoria de imprensa do órgão que, pela manhã, informou que havia quatro pedidos registrados. O balanço completo de todos os pedidos deve ser divulgado nesta sexta-feira(30).

Hoje é o último dia de prazo para os partidos políticos pedirem de volta o mandato de parlamentares que deixaram a legenda. À tarde, o PT pediu o mandato do deputado Paulo Rubens Santiago (PDT-PE). O Democratas (DEM) requisitou de volta os mandatos dos deputados federais Gervásio José da Silva (PSDB-SC), Walter Correia de Brito Neto (PRB-PB) e Jusmari Terezinha de Souza Oliveira (PR-BA) e do senador Edson Lobão (PMDB-MA), que deixaram o partido.

O Partido Popular Socialista (PPS) pediu, no dia 7 de novembro, a perda de mandato do deputado federal Geraldo Resende (MS), que se desligou do partido e ingressou no PMDB. O Partido Trabalhista Cristão (PTC) pediu de volta o cargo do deputado federal a Clodovil Hernandes, que foi eleito pelo PTC em 2006, mas migrou ao Partido da República (PR). O pedido foi encaminhado ao TSE em 20 de novembro.

O TSE recebe os pedidos relativos aos cargos federais. Para os cargos estaduais e municipais, os partidos devem recorrer aos tribunais regionais eleitorais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.