CODÓ - Foi montada no período da manhã desta terça-feira, 27, na praça Ferreira Bayma, uma barraca educativa sobre os tipos de câncer mais comuns na população – do colo do útero, da mama e nos homens câncer de pele e da próstata. O trabalho foi preventivo, realizado com a distribuição de folders e até medição de pressão arterial.
No local foi possível perceber o quanto as mulheres, principalmente, não se previnem do câncer de colo uterino fazendo exames regularmente, nem doi de mama. A lavradora, Matilde Mendes da Conceição, por exemplo, confessou que, com 55 anos de idade, fez um exame citológico apenas uma vez e já se passaram mais de 5 anos. `Graças a Deus não sinto nada, o médico disse que eu não tinha nada. Eu tenho medo, porque do jeito que eu faço se eu adoecer já é pra morrer mesmo porque esse câncer dizem que não brinca`, disse dona Matilde já com ar de preocupação após ouvir as orientações necessárias.
Um dos entendimentos errados que ainda existe entre as mulheres que passaram pela barraca de informação contra o câncer é que para fazer o exame é preciso se atingir uma certa idade. A enfermeira Neidina Bonfim desmitificou o fato. De acordo com a profissional de saúde, não existe idade para se prevenir. `Iniciou a relação sexual já tem que fazer a prevenção com freqüência, não tem idade para fazer estes exames. É procurar os postos de saúde e seguir as regras que são, por exemplo, antes de fazer o exame ficar três dias sem relação sexual , cinco dias após a menstruação. É só passar no posto mais próximo de sua casa e se orientar direitinho`, explicou a enfermeira.
Pelo local passaram homens e muitas mulheres, a maioria já aposentada como dona Alzenir dos Santos. Um bom exemplo de mulher que se cuida. Os exames contra o câncer são uma constante na vida dela. `A gente tem que se prevenir sempre`, sustenta a aposentada que faz parte de um grupo católico de oração. Na ocasião ela aproveitou para adquirir os folders explicativos sobre câncer do Colo do útero e de mama, vai se tornar uma multiplicadora de informações que considera importantes. `Faço parte do Grupo de Mães do Apostolado da Oração, me reuno todos os sábados e vou passar para minhas amigas pois sem saúde nós não somos nada', afirmou sabiamente dona Alzenir.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.