Paço do Lumiar vai ter sua Parada do Orgulho GLBT

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h52

SÃO LUÍS - Para combater o preconceito e lutar por novas conquistas, será realizada no domingo próximo a I Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) do município de Paço do Lumiar. O evento será realizado no Maiobão a partir das 15h.

“Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia” é o tema da parada, que também segue a temática das paradas nacionais - Unidos Pela Igualdade.

“Estamos numa luta contra o preconceito. Queremos mostrar que essas pessoas têm os mesmos direitos e deveres como qualquer outra. Além disso, trazemos conosco o preconceito em relação ao negro e à mulher”, explicou uma das produtoras do evento, Maria Cosethy Barbosa de Sousa, coordenadora de Direitos Humanos do grupo Passo Livre. Para ela, a parada é uma oportunidade de compartilhar essas problemáticas sociais que ainda estão presentes na vida de milhares de brasileiros. “Vemos isso acontecer na vida de muitas pessoas, apesar de todas as campanhas e avanços que já conseguimos. Mas podemos lutar por mais. Com essa parada, iremos discutir esses problemas aqui no município de Paço do Lumiar”, completou Maria Cosethy.

PROGRAMAÇÃO

Os organizadores da I Parada do Orgulho GLBT de Paço do Lumiar esperam que mais de 10 mil pessoas estejam presentes. “Fizemos convites a grupos de vários municípios do estado. Vários deles estão confirmando presença”, disse a produtora.

Os participantes se concentrarão às 15h no calçadão da avenida 10 do Maiobão, de onde sairão às 16h, seguindo para o Viva Maiobão. Lá acontecerá o show da Banda Free Lance, de artistas do município e da drag Talessa Top, de São Paulo.

“Durante as quase duas horas de percurso até o Viva Maiobão, estaremos nos trios falando sobre a discriminação, a violência e saúde, buscando a conscientização dos moradores de Paço do Lumiar”, informou Maria Cosethy. Segundo ela, que é integrante do Passo Livre, em Paço do Lumiar, a violência contra travestis ainda é muito grande, assim como o número de infectados com o vírus HIV. “Sempre as paradas vêm acompanhadas de um seminário. O de Paço do Lumiar foi realizado no dia 29 de outubro, com temática sobre a saúde e segurança da mulher”, disse Carlos Garcia, sócio-fundador do Grupo Gayvota (São Luís), que está apoiando a realização do evento, assim como a Associação de Transgêneros do Maranhão (Atrama) e o grupo Lema.

Atualmente são realizadas no Maranhão seis paradas GLBTs, nos municípios de São Luís, Bacabal, Caxias, Santa Inês, Itapecuru-Mirim e São José de Ribamar. “A parada de Paço do Lumiar fortalecerá ainda mais o nosso movimento e dará mais suporte para buscarmos novas conquistas”, comentou Carlos Garcia, enumerando alguns avanços já existentes, como o Centro de Referência GLBT Jane Randal, que há três anos está em funcionamento, e as leis que proíbem qualquer tipo de discriminação ao homossexual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.