Ações de conselhos são discutidos em Chapadinha

O Estado do Ma.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h52

CHAPADINHA - A capacitação dos conselheiros setoriais de políticas públicas e conselhos tutelares foi o tema do Seminário Conselhos Fortes, Orçamento Controlado, Infância Protegida, realizado no fim de semana último, na sede da Faculdade do Baixo Parnaíba, em Chapadinha. O evento foi realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Rede Interinstitucional pela Educação Básica (Rieb) e Ministério Público do Maranhão (MPMA).

O objetivo foi fortalecer os conselhos, contribuindo com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A proposta do MPMA é criar um plano local de monitoramento das políticas públicas e uma agenda para fortalecer a participação popular e o controle social.

Para isso, foram convidados dois representantes de cada Conselho Municipal de saúde, assistência, dos direitos de crianças e adolescentes, educação e Programa Bolsa-Família em 24 municípios, correspondentes a 11 comarcas.

A coordenadora do Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, também participou do debate “O Desenvolvimento de uma nação passa, necessariamente, pelo investimento na infância”. Na avaliação dela, o fortalecimento dos conselhos significa fortalecer o atendimento às políticas para o público infanto-juvenil. “O conselho é uma conquista que a sociedade não pode abrir mão”, assegurou.

Para o conselheiro municipal de saúde de Chapadinha, Pedro Quariguasi, que está na função há um ano, um dos problemas a ser resolvido é a integração entre os diversos conselhos. De acordo com o conselheiro, criar uma ação compartilhada simplificaria o trabalho dessas instituições, permitindo que a população fosse beneficiada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.