Vacinação

Vacinação de cães e gatos começa neste sábado

Até o dia 31 de novembro, devem ser imunizados um milhão de cães e gatos.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h53

SÃO LUÍS - Será aberta em todo o Maranhão, neste sábado, 27, a II etapa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica. Até o dia 31 de novembro, devem ser imunizados um milhão de cães e gatos nos 217 municípios maranhenses. Só na capital, a campanha atingirá aproximadamente 100 mil animais.

Coordenadora da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os postos de vacinação ficarão abertos das 8h às 17h, em igrejas, associações, escolas e nas unidades de saúde, que já oferecem a vacina.

Na primeira fase da campanha deste ano, realizada entre os meses de abril e maio, 90% da população canina e felina do estado, com exceção de São Luís, receberam a dose da vacina anti-rábica, superando a meta pactuada com o Ministério da Saúde, que é de 80%.

O bom desempenho do Maranhão motiva o governo a continuar a mobilização. "Esperamos atingir resultados semelhantes nesta nova etapa da campanha. É preciso ficar claro que se não conseguirmos vacinar todos os cães e gatos, não conseguiremos quebrar o ciclo da raiva, uma doença grave que pode levar à morte", explicou o secretário de Estado da Saúde, Edmundo Costa Gomes.

O trabalho do Departamento de Controle de Zoonoses da SES teve início bem antes, com a distribuição das doses da vacina para as unidades regionais e posteriormente aos municípios. Algumas secretarias de Saúde já iniciaram a vacinação, antes mesmo do Dia "D". Essa medida foi adotada para superar dificuldades como o acesso a algumas localidades mais distantes.

Técnicos da SES acompanharão o primeiro dia de atividades da campanha, visitando os municípios de maior população. A recomendação dada pelo chefe do Departamento de Controle de Zoonoses, Salim Jorge Waquim, é que os animais sejam levados aos postos por adultos. "Enquanto o cão ou o gato é vacinado há necessidade que uma pessoa o contenha. Nós queremos evitar a exposição de crianças", disse.

Ele informou ainda que os cães e gatos com idade a partir dos 4 meses já podem ser vacinados. A raiva é uma doença dos animais mamíferos que pode ocorrer nos homens. É causada por um vírus existente na saliva do animal infectado, que entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.

Quando ocorrer o contato com o animal infectado, recomenda-se lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.

Com informações da Assimp.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.