Medidas urgentes

MP cobra ações de trânsito em Codó

As medidas são para frear o avanço dos acidentes de trânsito do município.

Acélio Trindade, para o Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h53

CODÓ - O Ministério Público se reuniu esta semana com o comando da PM no município e a secretaria de Defesa e Proteção do Patrimônio Público para cobrar destes medidas urgentes no sentido de frear o avanço dos acidentes de trânsito em Codó.

Organização no mercado

O promotor de justiça, Esdras Liberalino Soares Junior, cobrou também a organização de algumas áreas caóticas, constatadas por ele mesmo como a do mercado central.”Eles terão que disciplinar o trânsito ali da praça da Bandeira até aqui o Hotel Plaza. São motocicletas, tem caminhões descarregando, mas é possível organizar”, disse o promotor.

O gestor do Núcleo de Segurança do município, Teonilo de Lima Pereira, informou que na segunda-feira, 22, este pedido do Ministério Público já será atendido.”A partir de segunda-feira nós vamos começar a organizar ali no mercado central, o estacionamento, aqueles que chegam ali para descarregar e aí depois nós vamos fazer as blitzen conforme o Ministério Público está solicitando junto com a Polícia Militar”, disse Teonilo.

Política atrapalha

Quanto a fiscalização efetiva, os responsáveis alegaram ao promotor de justiça questões de cunho político. Segundo eles, sempre que a cobrança rígida começa nas ruas coibindo falta de habilitação, motocicletas sem emplacamento, não uso de cinto de segurança, estacionamento errado punido com multa, a pressão política aumenta para acabar com o trabalho o mais rápido possível.

Mesmo ouvindo a justificativa, Esdras Liberalino, não cedeu e manteve a determinação de coibição dos abusos.”Eu não quero saber como vão fazer, desde que estejam agindo legalmente. Eu quero é que algo seja feito porque do jeito que está não dá mais para continuar”, afirmou.

Rigor nas ruas

Sobre o rigor nas ruas, o major Ruy Fernandes, comandante da PM, informou que será mantido para os crimes de trânsito.”A priori nós estaremos voltados para os crimes de trânsito, principalmente, pessoas não habilitadas, condutor menor de idade e pessoas com sintomas de ingestão de bebida alcoólica que têm aumentado o número de acidentes na cidade”, afirmou o major.

O Ministério Público também pediu que campanhas educativas sejam desenvolvidas na mídia local.”Imagens de impacto, eles vão filmar acidentes que ocorrem aqui mesmo e mostrar para buscar nessa ação alguma conscientização por parte dos condutores”, explicou o promotor. De janeiro até agora mais de 103 acidentes foram registrados pela Polícia Militar de Codó, pelo menos 9 pessoas já morreram vítimas da violência desse trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.