Colhendo os louros

Codoense de Ouro ministra palestras em escolas

O codoense medalha de Ouro no Pan 2007, José Carlos Moreira, segue de férias em sua cidade natal.

Acélio Trindade, para o Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

CODÓ - O codoense medalha de Ouro no Pan 2007, José Carlos Moreira, segue de férias em sua cidade natal recebendo homenagens. A mais recente foi prestada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Esportes. Por mérito de seu desempenho no Rio de Janeiro, explicou o secretário Antonio Rodrigues da Silva, o Danda, lhe foi entregue uma placa. O estádio Renê Bayma, de arquibancada lotada, foi o local escolhido.

O prefeito Biné Figueiredo e seu filho, deputado Estadual Camilo Figueiredo, também estiveram no evento."Estamos aqui fazendo a nossa parte com o nosso atleta de ouro e torcemos para que, realmente, ele possa se destacar muito mais a nível de Brasil, a nível de mundo para que possa representar o Codó, para que possa representar o

Maranhão", disse Danda.

'Falta de apoio ao atletismo é culpa do sistema' Diz Danda

Na oportunidade o secretário também falou sobre a falta de apoio efetivo para o atletismo codoense. Danda justificou-se alegando a atenção maior que é dada ao futebol."É porque, infelizmente, o futebol toma conta de todo o país, então aqui no Nordeste é muito difícil o atletismo decolar.

Nós temos bons corredores, atletas de ponta, mas infelizmente esses atletas, as vezes, se perdem porque o esporte não é muito difundido", disse. Sobre de quem seria a culpa por essas perdas, o secretário de Desporto culpou o sistema."Não é culpa, vamos dizer, da secretaria do desporto, nao é culpa do governante, mas sim do sistema que tem dentro dessa modalidade.

Mas com a ida do Moreira à Londrina no Paraná, se destacando, desperta, talvez, um interesse maior por parte de todos, nao por parte de um só. É bom que todos possam ajudar os atletas de nossa cidade" afirmou.

José Carlos faz palestra nas escolas

Além de receber novas homenagens, o atleta está realizando palestras de motivação em escolas municipais e estaduais de Codó. José Carlos responde à perguntas, dá autógrafos, e fala, principalmente, sobre o que fazer para vencer. A estudante Francisca Kelly Santos, falou da emoção e da lição maior que tem ficado nessas escolas."É uma alegria grande pra nós estarmos compartilhando da felicidade dele aqui em nossa escola (Modelo Remy Archer).

Ele é um exemplo porque ele nao veio de uma sociedade alta, veio de uma sociedade pobre, correu atrás de seus sonhos e conseguiu", ressaltou a jovem.

Correr para Pequim

O atleta também tem pensado no futuro. Ano que vem tem Olimpíada de Pequim, na China. Terminando as férias, vai correr pra garantir sua participação que ainda não está garantida."Tenho que garanti-la ano que vem. Tem que voltar a competir, tem que estar bem, muito consciente, muito tranquilo porque não é uma competição qualquer é uma olimpíada.

Graças a Deus eu tive a oportunidade de fazer índice A (10 segundos e 16 milésimos/ 100 metros) o que já me deu uma tranquilidade para o ano que vem, falta agora só garantir o índice B que é mais tranquilo e eu espero já na terceira ou quarta competição do ano conseguir essa meta que garante a vaga de vez pra Olimpíada" explicou.

Meta maior para 2008

A principal meta de José Carlos é competir durante todo o ano que vem correndo 100 metros numa velocidade abaixo de 10 segundos e dez milésimos. Isso lhe abrirá as portas no mundo inteiro."Com esse resultado eu vou tá competindo com os melhores do mundo toda hora, vou estar viajando para competir em situações onde só vão os melhores e se eu tiver correndo com esta marca terei grande chance de estar na semi-final ou numa final olímpica, que a gente sabe que é muito difícil, mas pra chegar numa final ou semi-final olímpica você tem que estar correndo nessa meta" disse José Carlos.

Recepção dos codoenses motiva o 'Medalha do Ouro'

Mesmo tendo pouco tempo pra descançar por causa do corre-corre das homenagens e palestras, José Carlos está confiante e muito satisfeito com a receptividade dos codoenses."Graças a Deus muito confiante, ainda mais depois da recepção que tive aqui, muito calorosa da minha família, dos meus amigos. Isso vai passando mais força ainda, mais confiança pra ano que vem eu está bem treinado, bem descançado para conseguir esta vaga e trazer um bom resultado pra cidade de Codó" encerrou o atleta que deve voltar para Londrinha, onde treina no Paraná, até o dia 20 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.