SÃO LUÍS - Mais de 300 alunos dos cursos profissionalizantes de Informática, Pintor de Obras, Carpinteiro de Forma, Eletricista Predial, Pedreiro, Armador de Ferragens e Bombeiro Hidráulico, oferecidos pela Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), Senai e prefeituras das cidades da área de abrangência da hidrelétrica, no Maranhão e Tocantins, participarão de cerimônia de formatura que acontece amanhã (25), às 16 horas, em Babaçulândia, no Tocantins.
Os formandos são moradores dos municípios de Aguiarnópolis, Filadélfia e Babaçulândia, no Tocantins, Estreito e Carolina, no Maranhão, cidades diretamente envolvidas com a instalação do empreendimento hidrelétrico. A ação aumentará as chances de contratação da população em funções relacionadas aos trabalhos de construção da barragem e em outros serviços não relacionados com o empreendimento.
Os novos profissionais participaram, durante dois meses, de aulas práticas e teóricas com carga horária média de 100 horas semanais, ministradas em espaços cedidos pelas prefeituras. Todos os cursos contaram com a orientação de instrutores do Senai dos dois estados, especialistas em cada modalidade de formação profissional.
“Escolhi fazer o curso porque vejo que a chance de arrumar um emprego é maior. Com o diploma em mãos teremos mais oportunidades. Estou precisando trabalhar e quero investir no meu conhecimento. Esse curso me ajudou muito”, afirmou o formando no curso de Pintor de Obras, Gleidson Melo.
“O maior bem que podemos ter na vida é o estudo, por isto fiz questão de fazer o curso”, disse Rosivan de Arruda. O formando, que já atuava como pedreiro mesmo antes de fazer o curso, acredita que as aulas o ajudaram a entender mais sobre sua profissão. “Aprendi várias coisas que não sabia como noções de cálculo, segurança no trabalho, ler plantas de construção, ter noções de custo, colocar cerâmica e também entendi mais sobre reboco”, destacou Rosivan, que agora espera ser contratado por uma grande firma, com carteira assinada. “Com o conhecimento que adquiri posso arrumar emprego em qualquer lugar do país”, complementou.
A realização dos cursos – que já beneficiaram, ao todo, 580 profissionais do Maranhão e Tocantins - está em linha com o planejamento estratégico da UHE Estreito visando aumentar benefícios para as comunidades. “Investir na formação profissional da população é apostar no futuro sustentável. Queremos que os moradores acumulem a riqueza do conhecimento e se transformem em cidadãos com maiores oportunidades no mercado de trabalho”, relatou o diretor-presidente da UHE Estreito, José Renato Ponte.
Desta forma, o aproveitamento dos alunos nas obras do empreendimento é incentivado nas empresas prestadoras de serviço da hidrelétrica. Para elevar o número das contratações, uma relação contendo o nome dos alunos capacitados é fornecida aos empresários. “Nosso princípio é empregar de fora apenas mão-de-obra não encontrada nos municípios”, registrou o diretor, enfatizando que o principal desafio do empreendimento é contribuir efetivamente para a melhoria de vida dos moradores que vivem na região que abriga a hidrelétrica.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.