Cumã 2

Moradores de Alcântara reclamam de proibições durante Operação

As famílias que moram na zona rural ficam proibidas de atravessar a região do CLA.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h59

ALCÂNTARA - O lançamento do foguete VSB-30, previsto para amanhã (12), está causando transtornos ao município de Alcântara (MA), segundo alguns moradores. Com a chamada Operação Cumã 2, as famílias que moram na zona rural ficam proibidas de atravessar a região do Centro de Lançamento da Alcântara (CLA). A passagem é fundamental para que sejam realizadas atividades de sustento das famílias, como a pesca.

"Quando tem campanha os moradores da zona rural não podem passar pelo centro para ter acesso aos recursos naturais da região", reclama o coordenador-geral do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial (Mabe), Inaldo Faustino Silva. Para ele, "é preciso que, a cada lançamento, o governo dê apoio às famílias". Alcântara tem cerca de 22,5 mil habitantes, segundo dados de 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A maior parte da população, quase 85%, vive na zona rural em comunidades negras rurais."

A direção do Centro de Lançamento da Alcântara divulgou avisos em estabelecimentos públicos do município sobre a Operação Cumã 2, em que "solicita evitar acesso na área de risco e a passagem com barcos" em uma das praias de Alcântara. "Contamos com a sua colaboração para viabilizar os lançamentos dentro da segurança que é fundamental para todos", diz o aviso. As proibições para o acesso tiveram início no dia 5 de julho e irão até o dia 20 de julho, de acordo com o documento.

Segundo o coordenador do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial, a possibilidade de passagem foi uma das questões acordadas, ainda na década de 80, pelos moradores da região e o governo nas negociações para que as famílias fossem deslocadas do local onde atualmente funciona o centro.

Além de reclamar da proibição durante as operações, Inaldo Faustino questiona a burocracia que os pescadores enfrentam diariamente. "Os pescadores precisam andar com documento para passar pelas guaritas."

O diretor do Centro de Lançamento da Alcântara , coronel Rogério Veríssimo, diz que a proibição do acesso dos moradores ao centro ocorre por questões de segurança. "É só na área de preparação e lançamento, que é uma área perigosa. Não tem como nós permitirmos o acesso. Seria até uma irresponsabilidade da minha parte", afirma.

De acordo com Veríssimo, existem outras formas de acesso à praia. "A área que é impedida de acesso ao mar é pequena em relação a toda área do Centro de Lançamento de Alcântara."

Veja a circular de proibição

A previsão é de que o foguete VSB-30 seja lançado amanhã (12). O lançamento estava previsto para hoje (11), mas foi adiado por motivos de segurança. Ontem foram realizadas as primeiras simulações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.