Caema tem 90 dias para garantir o abastecimento de água em Brejo

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

BREJO - A Caema tem até o dia 26 de agosto deste ano para restabelecer o fornecimento de água em Brejo. O prazo foi acertado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a empresa e o Ministério Público do Maranhão no dia 28 de maio.

A intervenção da promotoria de justiça foi motivada pelas falhas no abastecimento da cidade, que chegou a ser interrompido por mais de uma semana e em intervalos sucessivos. O problema compromete a regularidade das aulas e de outros serviços essenciais.

No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a empresa admite a necessidade de fornecimento de água de forma contínua e com qualidade para o município, atendendo as determinações do artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor. A legislação determina que empresas e concessionárias de serviços públicos, incluindo o abastecimento de água, têm obrigação de fornecer "serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos, sob pena de reparação dos danos".

No acordo, a Caema também reconhece a necessidade de reestruturar toda a rede de abastecimento. Para isso, a empresa assume a obrigação de realizar obras necessárias, atendendo a legislação ambiental, para reparo no sistema de fornecimento de água, incluindo a substituição do sistema de filtros, reforma no reservatório, limpeza da caixa d´água central da cidade e correção de vazamentos.

Após a conclusão das obras, a Caema deverá realizar audiência pública para entrega da obra à população e esclarecimento de dúvidas. Em caso de descumprimento do acordo, a empresa será obrigada a pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.

Com informações do Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.