SÃO LUÍS - O delegado geral da polícia civil no Maranhão, Jeferson Portela, vai designar um delegado de polícia de carreira para atuar permanentemente em Buriticupu. O compromisso foi um dos principais resultados da audiência pública realizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) para discutir a segurança pública naquela comarca.
Outro compromisso foi assumido pelas polícias civil e militar, durante a audiência que reuniu mais de 400 pessoas no último dia 18, entre representantes da prefeitura e da câmara de vereadores, da secretaria estadual de segurança cidadã, conselhos tutelares, sindicatos e população em geral.
Para compensar o número insuficiente de policiais na comarca, será aumentada a freqüência das operações em Buriticupu. Também será analisada a criação de uma companhia independente da polícia militar para atuar no município, que atualmente dispõe de apenas oito policiais para garantir a segurança dos 70 mil moradores.
O representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA), inspetor Osmilton Galdino, demonstrou a intenção do órgão em instalar um posto avançado na entrada do município. Mesmo convidado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não enviou representantes. "Existe um grande número de assentamentos e conflitos pela posse de terras em Buriticupu e o Incra deveria estar aqui para discutir esse problema", lamenta o promotor de justiça da comarca, Alessandro Brandão Marques.
Durante a audiência, que também funcionou como uma prestação de contas sobre as ações dos órgãos envolvidos, Marques relatou providências tomadas para garantir a segurança na comarca, como o entendimento com a PRF para disciplinar o trânsito em Buriticupu e a ação civil pública ajuizada em junho do ano passado requerendo a interdição do cárcere da delegacia do município.
Participaram da reunião a subprocuradora-geral de justiça para assuntos administrativos, Terezinha de Jesus Guerreiro Bonfim; o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), Luiz Gonzaga Martins Coelho e o secretário para assuntos institucionais do MPMA, Márcio Thadeu Silva Marques.
Estiveram presentes, ainda, os promotores de justiça Orfileno Bezerra Neto (Corregedoria-Geral do MPMA), Gustavo Bueno (Itinga do Maranhão) e Joaquim Ribeiro de Souza Júnior (Santa Luzia do Paruá).
Informações do Ministério Público
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.